terça-feira, 17 de junho de 2008

Mobilização das Famílias pela Educação

Diante da importância do papel das famílias na vida escolar das crianças e jovens, o Plano de Mobilização Social pela Educação tem dado grande ênfase à ação juntos a seus pais e responsáveis. Tanto a cartilha produzida no âmbito desse projeto, quanto ações previstas no Plano apontam para a motivação das pessoas para a necessidade do engajamento familiar na educação de seus membros. Esse engajamento deve se dar em 3 níveis:

  • No âmbito da residência: desenvolver atitudes e práticas que demonstrem aos filhos, cotidianamente, o quanto a educação é valorizada. Inclui práticas de diálogo sobre o que acontece na escola, interesse pelos conhecimentos adquiridos, apoio e respeito na criação de rotinas que favorecem o estudo etc.
  • No âmbito das relações com a escola: conexões formais e informais com a escola. Inclui o diálogo e relacionamento com os professores, coordenadores e diretores, a participação nos eventos e projetos da escola, presença nos momentos significativos para os estudantes etc.
  • No âmbito da co-responsabilidade com a aprendizagem: Inclui, antes de mais nada, a crença absoluta na capacidade dos filhos e o fortalecimento e manifestação de expectativas positivas, especialmente nos anos iniciais. Inclui, também, a criação de oportunidades educativas fora do âmbito escolar, com o hábito de conversas sobre a vida escolar, de contar histórias, de valorizar a leitura. Nesse caso, a família pode criar o hábito de um momento dedicado a ler - os estudantes podem ler para os familiares alguma coisa interessante que descobriram ou de que gostaram.

O importante é não pedir às famílias tarefas que sobrecarreguem muito sua rotina diária. Cuidados simples, como cobrar dos filhos o dever de casa, a pontualidade e freqüência à escola, um momento diário dedicado aos estudos dão excelente resultado.
E, principalmente, lembrar aos pais e responsáveis que demonstrar orgulho pelo desempenho dos filhos e valorizar a educação como o principal bem que uma pessoa pode adquirir, fazem toda a diferença.

Nenhum comentário: