segunda-feira, 9 de junho de 2008

Notícias da mobilização

Decorridos 30 dias do lançamento do Plano de Mobilização de Igrejas Cristãs pela Educação e da cartilha para as famílias, vejam um resumo das atividades desenvolvidas:

No dia 8, teve início a formação da rede de multiplicadores - cerca de 30 representantes das diversas igrejas participaram de uma oficina visando a dar os primeiros passos na mobilização. A partir daí, já estao se articulando em suas regiões, mobilizando outros multiplicadores e discutindo com suas comunidades. Estão, também, observando a reação das famílias à cartilha.

Encontros onde apresentamos o Plano:

  • 23/05 – Em Maceió, na conferência anual do CNLB (Conselho Nacional do Laicato do Brasil), movimento da Igreja Católica, que reuniu cerca de 150 líderes leigos de todo o Brasil; a iniciativa foi da Izabel, do GT.
  • 24/05 – Em São Miguel dos Campos, região canavieira de Alagoas, reunião regional dos pastores da Igreja Batista. Estavam presentes cerca de 30 pastores de diversas cidades do interior de Alagoas; a iniciativa foi da Pastora Odja do GT ampliado.
  • 27/05 - Encontro Nacional de Conselheiros Estaduais e Municipais de Educação, organizado pela Secretaria Executiva Adjunta do MEC. A receptividade foi excelente e já surgiu um convite para uma reunião com os líderes da região sudeste da Igreja do Nazareno do Brasil, por iniciativa da representante da UNCME/MG (União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação), que é membro da Igreja.
  • 04/06 - Em Ivoti, RS, três atividades distintas com a comunidade luterana que atua fortemente em trabalhos sociais em comunidades carentes, com muita relação com famílias. Esses encontros reuniram cerca de 200 pessoas.
  • 06/06 – Em Juiz de Fora, no Fórum Metodista da Educação Básica, com a presença de 350 educadores de escolas metodistas de Educação Básica e representações de outras escolas evangélicas e da rede pública. Foi organizado pela COGEIME, entidade controladora da Rede Metodista de Educação. A iniciativa foi do Darli, do GT.
Oficinas de capacitação – estamos concluindo a formatação do conteúdo e da metodologia para a realização de oficinas de capacitação de multiplicadores. A idéia é formar alguns núcleos que possam capacitar outros grupos de multiplicadores.

Mobilização de empresas – A Votorantim vai imprimir e encartar em sua revista interna 60 mil cartilhas. A Coca-Cola vai fazer o mesmo (30.000).

Além disso, o Instituto Votorantim está se prontificando a distribuir a cartilha para os voluntários dos cerca de 150 projetos sociais que ele apoia e atingem cerca de 45.000 pessoas.

Estamos fazendo contatos com outras empresas convidando-as a participar da mobilização dos seus empregados, distribuindo a cartilha e desenvolvendo outras campanhas com base no conteúdo do Plano de Mobilização.



Nenhum comentário: