quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Conheça a realidade educacional de estados e municípios brasileiros

Estão disponíveis no blog dois sistemas de consulta muito importantes para quem quiser conhecer a realidade educacional dos municípios brasileiro.

1) PAR - PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS
O PAR - Plano de Ações Articuladas deve ser elaborado por todos os municípios que quiserem receber assistência técnica ou financeira do Ministério da Educação. Com metas claras, passíveis de acompanhamento público e controle social, o sistema permite a consulta pública aos relatórios dos Planos de Ações Articuladas elaborados pelos estados e municípios que aderiram ao Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação.
Para elaborar o seu PAR, os estados e municípios devem fazer um diagnóstico minucioso de sua realidade educacional. Com base nesse diagnóstico, são desenvolvidas ações que resultam no PAR.
O diagnóstico da situação educacional está estruturado em quatro grandes dimensões:

1. Gestão Educacional.
2. Formação de Professores e dos Profissionais de Serviço e Apoio Escolar.
3. Práticas Pedagógicas e Avaliação.
4. Infra-estrutura Física e Recursos Pedagógicos.

Conhecendo melhor sua realidade e propondo ações para solucionar os problemas identificados, estados e municípios aumentam sua capacidade de melhorar a educação oferecida aos seus habitantes.
É importante conhecer o PAR e acompanhar sua implantação. Consulte o sistema na barra lateral direita do blog ou clique aqui.

2) INDICADORES DEMOGRÁFICOS E EDUCACIONAIS

Permitem conhecer o perfil da população e da rede de ensino de cada um dos estados e municípios brasileiros. Os indicadores populacionais e educacionais foram reunidos e sistematizados, por estado e município. Consulte o sistema na barra lateral direita do blog ou clique aqui.
Para melhor entendimento dos dados, veja também o Glossário de Termos.

Nenhum comentário: