terça-feira, 11 de novembro de 2008

Famílias são mobilizadas pela educação


No encontro com 150 representantes da Confederação Nacional das Associações de Pais e Alunos (Confenapa) e lideranças religiosas, indígenas e quilombolas, realizado em Brasília dirigentes do Ministério da Educação apresentaram e discutiram com os participantes a implementação das metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). Outro objetivo do evento foi incentivar a participação dos pais de alunos no movimento pela melhoria da qualidade da educação.
Na abertura, o ministro da Educação, Fernando Haddad, enfatizou que a escola pública exige a participação dos pais. “A própria Constituição dispõe que a educação é dever do Estado e da família”, enfatizou. Em sua opinião, o conceito de escola pública correto é aquele que entende que a escola é, antes de tudo, da comunidade. “Se não for apropriada pela comunidade, a escola será estatal, não pública. O vínculo entre Estado e família em proveito da educação das crianças brasileiras tem de ser permanente.”
O encontro com os pais de alunos faz parte de uma força-tarefa do MEC para mobilizar diversos segmentos da sociedade em prol da educação. Representantes do ministério têm se reunido com lideranças dos tribunais de contas, ministério público, igrejas, empresas, sindicatos, conselhos estaduais e municipais de educação e e dos conselhos dos direitos das crianças e adolescentes.

Durante o evento, foi apresentado o blog da mobilização, com a indicação do passo-a-passo que dá orientações sobre como as pessoas e entidades interessadas podem participar do projeto de mobilização social pela educação.

Outra ação que reforça o trabalho de identificação e incentivo a novos mobilizadores foi a oficina de capacitação realizada para os representantes de igrejas cristãs presentes ao evento.

Nenhum comentário: