domingo, 14 de dezembro de 2008

Mobilização de Empresas


Instituto Votorantim - Rota da Educação

O Instituto Votorantim, braço social do Grupo Votorantim, está atuando fortemente na mobilização social pela educação, seguindo a lógica proposta pelo Ministério da Educação para empresas interessadas:
a) mobilizar seu público interno, visando a atingir as famílias;
b) mobilizar os principais atores das comunidades onde atua, com ênfase nos municípios prioritários para atendimento pelo MEC por seu baixo IDEB;
c) sensibilizar e mobilizar seus parceiros comerciais
Municípios
A mobilização dos municípios onde atua, tem como objetivo contribuir para a melhoria da qualidade da Educação Pública nesses locais, via mobilização dr as comunidade locais – agentes-chave da Educação – para elevação dos indicadores educacionais (IDEB), apoiando a implementação do PAR – Plano de Ações Articuladas, do Plano de Metas do PDE/ Plano de Desenvolvimento da Educação do Ministério da Educação.

O projeto teve início com um piloto desenvolvido em Nobres/MT, Arroio Grande/RS e Itapirapuã Paulista/SP. A equipe do Instituto Votorantim, juntamente com dirigentes e funcionários das unidades locais, fez contatos com autoridades municipais e estaduais ligadas à educação, professores, diretores de escolas, alunos e seus pais, lideranças religiosas e representantes dos diversos segmentos sociais. Nessas ocasiões, foram distribuídas as cartilhas "Acompanhem a vida escolar de seus filhos" e apresentado e discutido o PAR de cada um. Foi criado, também o embrião do comitê de controle social que vai acompanhar a implantação e os progressos das ações do PAR.
Com base nesse modelo, a meta para 2009 é atingir 130 municípios prioritários, com um conjunto de ações visando a manter a população mobilizada pela melhoria da qualidade da educação. Ao longo da semana, publicaremos detalhes do projeto.
Público interno

O público interno está sendo sensibilizado e mobilizado com a impressão e distribuição da cartilha para todos os 60 mil funcionários. Cartazes alusivos a temas de interesse, como o ProUni, o Censo da Educação Básica e o IDEB, entre outros, estão sendo impressos e afixados nos murais e quadros de aviso. Um programa com os trainees das empresas para a mobilização permanente dos colaboradores está sendo iniciado. Maiores detalhes serão informados em próximas mensagens neste blog.

Outra importante ação tem sido a divulgação do projeto junto a outras empresas, incentivando-as a procurar a equipe de mobilização social do MEC para o estabelecimento de parceiras visando a integrar o amplo esforço pela melhoria da qualidade da educação no Brasil.

Nenhum comentário: