terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Famílias discutem educação no Paraná

A cartilha "Acompanhem a vida escolar de seus filhos" foi apresentadas para famílias da Igreja Presbiteriana do Brasil em Barreirinhas, Curitiba, Pr.
A Profa. Aparecida Cabral dos Santos, que participou de oficina de capacitação de mobilizadores, realizada na sequência do lançamento do Plano de Mobilização no Paraná, falou sobre o importante papel da família na educação. Explicou as razões que levaram o Ministério da Educação a lançar a campanha, lembrando que há vários estudos e pesquisas mostrando que, quando a família participa, o desempenho dos estudantes melhora sensivelmente.
Além de ler e discutir o conteúdo da cartilha, a Profa. Aparecida apresentou uma relação de sites que estão à disposição dos interessados no Plano, para que conheçam direitos, deveres e programas existentes para apoiar o desenvolvimento da educação:
www.fnde.gov.br
www.mec.gov.br
www.familiaeducadora.blogspot.com
www.unicef.org.br
www.todospelaeducação.org.br
www.unesco.org.br
www.inep.gov.br

Ela lembrou, também, a importância da ação de lideranças sociais e religiosas divulgarem essas informações e participarem ativamente da mobilização das famílias e comunidades. Sugeriu, como exemplos de ações, que os pastores passem a inserir nas suas pregações versículos bíblicos e reflexões, sobre a importância da educação para a vida das famílias. E, também, criar uma frase, inserir um versículo ou registrar um pensamento nos Boletins Litúrgicos, fazendo dessa prática, um hábito de leitura para os fiéis.




Nenhum comentário: