quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Boas Práticas em redes municipais garantem educação de qualidade no Ceará e Rio Grande do Norte

Em todo o país existem exemplos de redes municipais e estaduais de ensino e escolas públicas que garantem a todos e a cada um de seus alunos o direito de aprender. São casos que merecem ser contados, porque mostram que trabalhar por uma educação de qualidade não é um sonho inatingível. Ao contrário, com determinação e medidas às vezes bastante simples é possível alcançar bons resultados.
Um desses casos vem do Ceará, da cidade de Altaneira, que tem o IDEB 5,2, para os anos iniciais do ensino, o maior do estado - é bom lembrar que a média nacional está em 4,2. Segundo a secretária municipal de educação são três os pontos responsáveis pelos bons índices do município:
  • formação de professores - 85% dos professores têm graduação e os salários estão acima do piso nacional para 40 horas;
  • foco nos indicadores estaduais e federais;
  • não-interferência da gestão municipal na questão pedagógica da secretaria da educação.
A gestão municipal também se preocupa com o aprendizado dos alunos na idade e na série corretas, mantendo programa de recuperação para aqueles que estão com desempenho abaixo do esperado. E, para melhorar continuamente os resultados, os gestores e professores enfatizam a importância da família na escola e o controle da frequência escolar.

Em Acari, no Rio Grande do Norte, o IDEB é 4,9. A melhora substancial veio com a realização pela Secretaria Municipal de Educação, há 8 anos, de um diagnóstico nas escolas da rede, que apontou dificuldades em leitura e escrita por grande parte dos alunos. A partir de então, medidas foram tomadas, como a formação de professores e a criação do plano de carreira. A motivação dos professores aumentou e eles têm investido na formação dos alunos, incluindo atividades como teatro e música no contrataturno.
A melhora dos indicadores educacionais se reflete em outro indicador, como a aprovação nos vestibulares do estado.


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