sexta-feira, 6 de março de 2009

A EDUCAÇÃO NO BRASIL - 9

A partir desta postagem, apresentaremos, dentro da série A Educação no Brasil, um conjunto de pequenos textos sobre a estrutura e a organização da educação brasileira. Os textos foram extraídos do Manual do Mobilizador, um dos documentos do Plano de Mobilização Social pela Educação. Começaremos falando sobre os níveis de ensino.

Níveis de Ensino na educação brasileira

São dois os níveis de Ensino:
Educação Básica formada por:
  • Educação Infantil
  • Ensino Fundamental
  • Ensino Médio
Educação Superior
  • Graduação
  • Pós-Graduação

A Educação Básica

A Educação Básica é oferecida pelos estados e municípios às crianças e adolescentes para assegurar a todos os brasileiros a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhes os meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores [LDBEN Art. 10 e 11].
Dois são os principais documentos norteadores da Educação Básica: a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB, Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 e o Plano Nacional de Educação - PNE, Lei nº 10.172/2001, regidos pela Constituição da República Federativa do Brasil.
A Educação Básica está assim distribuída (considerando a idade idealmente correta):

- Para crianças até 6 anos - a Educação Infantil – está dividida entre: dos 0 até os 3 anos de idade (creches); e dos 4 aos 6 anos (pré-escolas). O Estado deve garantir a educação pública com atendimento gratuito em creches e pré-escolas às crianças de 0 a 6 anos de idade (LDB art. 4º).
A implantação da extensão para 9 anos no Ensino Fundamental está fazendo com que a Educação Infantil seja oferecida até os 5 anos. A partir dos 6 anos, a criança deverá ser matriculada no Ensino Fundamental.
É importante matricular as crianças o mais cedo possível na Escola. Especialistas afirmam que o fato de a criança passar pela Educação Infantil faz muita diferença no seu desempenho escolar.

Para crianças de 6 a 14 anos - Ensino Fundamental
(antigo 1o. grau, e mais antigamente Primário) - escolarização do 1o. ao 9o. ano. O ensino fundamental é obrigatório a partir dos 6 anos e com duração de 9 anos (LDB art. 32).




Para adolescentes de 15 a 17 anos
Ensino Médio
Ensino Médio Integrado com Ensino Profissionalizante

Nenhum comentário: