terça-feira, 17 de março de 2009

Espaço do Mobilizador - 4

MEC REALIZA OFICINA DO PLANO DE MOBILIZAÇÃO SOCIAL PARA O LITORAL NORTE DE SÃO PAULO


Dia 14/03, no auditório da FUNDACC de Caraguatatuba, o MEC realizou mais uma oficina regional do PLANO DE MOBILIZAÇÃO SOCIAL PELA EDUCAÇÃO.


A oficina foi coordenada pelo Sr. Rafael Ferrari, assessor do gabinete do Ministro da Educação, e tem como objetivo a formação de mobilizadores voluntários para atuarem junto às comunidades religiosas no sentido da importância do acompanhamento e da parceria entre a família e a escola para melhorar o desempenho escolar dos alunos.


Para isso foi feita a leitura e discussão do principal material – a Cartilha “Acompanhem a Vida Escolar dos Seus Filhos”. Também foi apresentado os outros materiais disponíveis no blog http://familiaeducadora.blogspot.com


Um outro ponto abordado foi o IDEB – o Índide de Desenvolvimento da Educação – como principal indicador do desempenho da escola e parâmetro de comparação e avaliação para tomada de posição e orientação das políticas públicas e de cada escola.


Também foi apresentado um resumo dos principais planos e recursos que o MEC coloca à disposição das escolas e dos governos locais e os sites onde obter informações.


A oficina foi organizada pelos voluntários de Ubatuba que já haviam participado da oficina em São Paulo e contou com a colaboração das seguintes instituições: FUNDACC, a Secretaria de Educação e a Diocese de Caraguatatuba, Rádio Gaivota e Costa Azul, Guaruçá, Ubatuba Víbora, Litoral Virtual e Imprensa Livre.


Contou com a participação de voluntários de Paraty, Ubatuba, Caraguatatuba e São Sebastião, representando diversas comunidades religiosas.


Como a oficina foi condensada em apenas um dia, o segundo passo será a reunião das equipes de cada cidade para elaborarem o plano estratégico: o que fazer? Com quem? Onde? Quando?


Por Rui Grilo

Nenhum comentário: