segunda-feira, 6 de abril de 2009

Medidas para implementar o Plano de Mobilização Social pela Educação

CONSELHO NACIONAL DO LAICATO DO BRASIL - CNLB
O Conselho Nacional do Laicato do Brasil - CNLB - é uma organização de leigos católicos do Brasil, congregando os movimentos, pastorais e associações de leigos dos mais diversos tipos. Seu objetivo é representar o laicato brasileiro nas instâncias da Igreja Católica e na sociedade, bem como fomentar o diálogo, troca de experiência e formação de seus filiados.

Reunido com representantes de quase todos os seus Regionais, o CNLB, decidiu implementar o Plano de Mobilização Social pela Educação, indicando um conjunto de medidas que devem atingir todos os seus níveis de atuação, incluindo as Organizações Filiadas. Considerando a importância dos encaminhamentos, que podem servir também como modelo para outras instituições, apresentamos, a seguir, um resumo das ações propostas pelo CNLB:

1. A Mobilização deve atingir a escola, a família, os agentes educacionais e deve ser executada de forma efetiva nas paróquias e comunidades.
2. Aproveitar os encontros diocesanos para passar as idéias básicas e a motivação para participarmos da Mobilização.
3. Atuar principalmente com as pastorais da família (Encontro de Casais com Cristo, Pastoral Familiar, Equipes de Nossa Senhora, Movimento Familiar Cristão, OVISA etc.), Pastoral da Educação e com a Pastoral da Criança.
4. Fomentar a constituição de comitês pela mobilização, aproveitando, quando for o caso, estruturas já existentes, integrando-as à Mobilização.
5. Produzir vídeo apresentando a cartilha em forma de clipe, inserindo-o na nossa página da internet.
6. Colocar na nossa página a apresentação da Cartilha em Power Point.
7. Incentivar a discussão da mobilização e seus objetivos nos Conselhos de Escola, buscando, inclusive, a participação das autoridades municipais de ensino.
8. Passar a idéia da Mobilização nos encontros das Pastorais Sociais.
9. Inserir, em todas as instâncias e em todos os momentos, a Mobilização no tema geral “da escola que temos para a escola que queremos”, como parte da luta pela qualidade da educação no país.
10. Sempre que se falar da Mobilização, mostrar o papel de cada sujeito na construção da escola que queremos, levando cada um a assumir seu papel na construção de uma educação libertadora.
11. Buscar com as autoridades municipais e estaduais a liberação de espaços para que possamos passar o material e os objetivos da Mobilização, principalmente os voltados para os pais.
12. Contatar as TVs e Rádios católicas, para que cedam espaços para entrevistas, apresentações e reflexões sobre a Mobilização.
13. Buscar o apoio das rádios comunitárias, pois elas chegam aos pais e mães das crianças que estão nas escolas.
14. Pedir à Rádio Aparecida espaço de apresentação da Mobilização, seus objetivos e exemplos de práticas, e que ele seja retransmitido pela rede de rádios católicas
15. Criar banco de e-mails das publicações – folhetos, jornais e revistas – existentes em quase todas as dioceses e me muitas paróquias para enviar continuamente pequenos “releases” sobre a Mobilização, já que essas publicações chegam aos pais e mães.
16. Verificar a possibilidade de os movimentos que possuem revistas e jornais publicarem artigos e entrevistas sobre a Mobilização.
17. Colocar o tema como editorial no próximo Boletim Informativo, que chega a mais de 3000 pessoas por e-mail.
18. Tentar o patrocínio de alguma empresa para a produção maciça da Cartilha, com a logomarca do CNLB.
19. Apresentar a Mobilização nos Encontros Regionais de Formação. Serão 10 encontros durante 2009.

Nenhum comentário: