terça-feira, 5 de maio de 2009

AVANÇOS DA MOBILIZAÇÃO SOCIAL PELA EDUCAÇÃO



A agenda das ações em abril do plano de mobilização social pela educação mostra os avanços que vimos obtendo desde o lançamento há um ano.


Dia 1º. – lançamento do Plano em Belo Horizonte, articulado pela SMED e com a presença do Prefeito da capital, Márcio Lacerda. Foi no salão nobre da prefeitura, com mais de 300 pessoas representantes dos vários setores – igrejas, pais, famílias, escolas, empresas, sindicatos, vereadores etc.

Dia 2 – apresentação do Plano para secretários municipais de educação de Minas Gerais e Rio Grande do Sul no evento promovido pela SEB em parceria com a Undime

Dia 4 – oficina para mobilizadores em Sapopemba, bairro da Zona Leste de SP. Essa oficina já é resultado da atuação dos 60 mobilizadores/multiplicadores formados por nós em São Paulo. Já existem 750 pessoas da mobilização nos bairros daquela região.

Dia 4 – o Blog da mobilização familiaeducadora.blogspot.com atingiu a marca de 10 mil acessos.

Dia 13 – apresentação do Plano para a Comissão de Educação da Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro

Dia 14 – Instalação do Comitê de Mobilização de Belo Horizonte – com a participação de 60 pessoas, representando vários lideranças de vários segmentos sociais

Dia 15 – apresentação do Plano para os servidores do MEC, com transmissão via web para (e aviso aos RH de todos os ministérios e autarquias)

Dia 23 – discussão sobre os avanços da implantação do Plano e o efetivo apoio dos bispos na Assembléia Geral dos Bispos do Brasil, em Itaici, SP

Dia 25 - realização de oficina em Bauru, SP e formação do núcleo de comitê local

Dia 26 – Início de parceria com o Programa Servidor Voluntário da Casa Civil da Presidência da República. Os voluntários participantes do programa têm 8 horas mês para trabalhar em um projeto social. Viram pela WEB a apresentação para os servidores do MEC e pediram para se engajar. No próximo dia 3 será feita apresentação na Casa Civil para 30 servidores participantes do programa para discutir como eles podem participar concretamente da mobilização.

Dia 27 – lançamento do Plano em Cuiabá, MT, em evento organizado pela SEDUC com a presença do Secretário Estadual da Educação, Ságuas Moraes Sousa e cerca de 700 diretores das escolas da rede estadual de educação. Na ocasião foi iniciada a distribuição de 500 mil cartilhas que a SEDUC mandou imprimir para distribuir para as famílias dos alunos das escolas de sua rede.

Dia 29 – Início da parceria com a Secretaria Nacional de Renda de Cidadania do MDS para trabalho conjunto visando a mobilizar as famílias beneficiárias do Bolsa Família sobre seu direito à educação, tendo como base o Plano de Mobilização Social pela Educação: publicações conjuntas, inclusão de frases de nossa cartilha na cartilha do Bolsa Família, oficinas para os coordenadores estaduais do Programa Bolsa Família, formação dos gestores municipais como mobilizadores e multiplicadores nas oficinas que estamos programando, entre outras possibilidades.


Novos parceiros
Governo
: Ministério do Planejamento está incluindo frases da cartilha nos contracheques de todos os servidores federais. “A do mês de maio foi: VERIFIQUE SE SEU FILHO ESTÁ INDO À ESCOLA”.
Empresas: Bradesco e Natura, OCB – Organização das Cooperativas do Brasil e a ONG Atletas pela Cidadania. Estamos em conversações com a OAB. Já eram parceiros a Votorantim e a Coca-Cola.
Secretarias Municipais de Educação: 50 municípios de SC, RN, PR, SP, PB, TO, MG, PR, MS, MT, BA, RS mobilizarão as famílias dos alunos, reproduzindo a cartilha. Elas circularão com as logomarcas dos respectivos municípios impressas na contracapa.

Comitês Locais de Mobilização Social
Estão funcionando ou em fase de estruturação, comitês de mobilização. Seu objetivo é reunir um grupo, a partir do qual o movimento possa se expandir e atingir outras localidades e pessoas. São criados pelas pessoas que iniciaram as ações locais de mobilização e incluem representantes dos vários segmentos sociais – educadores, igrejas, empresas, entidades de representação empresarial, profissional e social, estudantes, pais, membros de Conselhos Municipais e Estaduais de Educação, dos Conselhos Tutelares, da Infância e Adolescência, do Ministério Público, vereadores, entre outros interessados. Suas principais atividades relacionam-se a buscar, analisar e disseminar informações que sensibilizem a sociedade, em especial as famílias e formadores de opinião sobre a importância da mobilização: IDEB de escolas e municípios, dados estatísticos sobre o estado da educação nas escolas e redes locais, programas de apoio à educação (PAR, PDE Escola, merenda, transporte, livro didático, Fundeb, entre outros). E, também, a divulgar o Plano de Mobilização, a distribuir materiais (cartilhas e outros), a fazer uso de midia das redes de seus integrantes, entre outros. Seus membros têm sido orientados a dar maior atenção às famílias com estudantes em escolas públicas com baixo IDEB (carecem de mais atenção e motivação para apoiarem a educação dos filhos - em casa e na escola) e a sensibilizar direção, professores e demais profissionais dessas escolas. Situação atual:
MA – Santa Inês (funcionando); São Luis (em estruturação)
PI – Teresina e Floriano (funcionando)

CE – Fortaleza (em estruturação)
PE– Recife – Região Metropolitana (em estruturação)
RJ - Rio de Janeiro (em estruturação)
MG – Belo Horizonte (funcionando)
SP – São Paulo (em estruturação); Franca e Orlândia (funcionando); Bauru (em estruturação)
GO - Uruauçu (funcionando)

2 comentários:

Miura disse...

Titoshi Miura, Presidente do Conselho Tutelar de Maracaí-SP, ainda sob êxtase dos trabalhos realizados no Encontro de Lideranças da Mobilização Social pela Educação, no Rio de Janeiro-RJ, realizado de 30 de junho a 02 de julho de 2010, convida a todos os Conselheiros do Brasil a se integrarem no Plano de Mobilização com participação ampla, geral e irrestrita.

Pita Siqueira disse...

Estamos de olho no avanço da Mobilização Social "Todos pela Educação", uma das etapas mais nobre em que todos podem fazer alguma coisa para que a educação ser de qualidade. Parabéns.