quarta-feira, 13 de maio de 2009

Avanços da mobilização

Novos mobilizadores em Nova Iguaçu, RJ

Educação fará parte da agenda de igrejas, conselhos e associações de moradores, que discutirão com diretores de escolas e especialistas a qualidade de ensino que está sendo oferecida aos alunos da cidade.

A Secretaria Municipal de Educação de Nova Iguaçu promoveu nos dias 11 e 12 - segunda e terça-feira - oficina para capacitar mobilizadores sociais pela educação no município. Eles terão a missão de sensibilizar e motivar, por meio de ações práticas, famílias responsáveis por crianças, adolescentes e jovens que estudam na rede municipal, além de lideranças e formadores de opinião dos diversos segmentos sociais. Participaram representantes de igrejas - católica, Assembléia de Deus, Batista e Metodista, lideranças de movimentos sociais, membros de associações de moradores, representantes de mães e de conselhos.
Para isso, receberam informações e discutiram com representantes do MEC sobre o estado da educação no Brasil, os principais programas de apoio às secretarias e escolas, dados sobre os resultados de avaliação e de compromissos assumidos pelo município para melhorar a qualidade educacional de sua rede. Ênfase especial foi dada aos programas do PDE para a educação básica - PAR, PDE Escola e IDEB que podem promover grande mudança na qualidade da gestão, impactando nos resultados de aprendizagem dos estudantes.
A adesão de Nova Iguaçu ao Plano de Mobilização Social pela Educação se insere na estratégia de transformá-la em cidade educadora. Essa estratégia começou a ser implantada com o Programa Bairro Escola que vida, com a ampliação dos tempos e espaços educacionais, prporcionar educação em tempo integral a todos os estudantes da rede com o aumento dos tempos e espaços educativos, contando com parcerias nas comunidades onde se localizam as escolas. http://www.novaiguacu.rj.gov.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=136&sid=18

O segundo dia foi dedicado à oficina propriamente dita, quando os participantes se reuniram em grupos para elaborar planos de ação, contemplando as principais atividades que pretendem desenvolver em suas entidades e comunidades, visando a sensibilizar os habitantes do município, em especial as famílias, para acompanhar a educação. Os planos apontaram para a necessidade de introduzir na agenda das entidades e lideranças, o tema educação. Para isso pretendem convidar para discutir nas igrejas e nas associações diretores das escolas dos bairros para que falem sobre o que está sendo feito para alcançar e superar as metas do IDEB. Serão convidados, também, especialistas em educação para que discutam com as famílias e membros das igrejas e das associações temas relevantes ligados à educação. Outras ações foram contempladas para a atuação cotidiana do grupo, que tem agora a tarefa de não só implementá-las mas, também, conquistar novos mobilizadores para o programa.

A Secretaria Municipal de Educação vai colaborar para o monitoramento dos trabalhos e a troca de experiências, promovendo reuniões periódicas com o grupo e preparando a montagem do comite de mobilização de Nova Iguaçu.

Nenhum comentário: