segunda-feira, 4 de maio de 2009

Espaço do Mobilizador - 13

AVANÇOS DA MOBILIZAÇÃO

Multiplicam-se por todo o país ações de mobilizadores sociais pela educação. Comitês de mobilização, composto por representantes de vários segmentos da sociedade, têm sido criados, com o objetivo de dinamizar as atividades em prol de mostrar as famílias e à sociedade a importância de cada um fazer a sua parte para dar a todos e a cada um dos brasileiros o direito à educação de qualidade.

Têm sido realizadas, também, palestras para pais, mães e responsáveis pelos alunos de nossas escolas públicas, para professores e diretores da rede pública, para profissionais liberais e trabalhadores mostrando e discutindo a situação da educação no país, nos municípios e nas comunidades a que pertencem essas pessoas. Nessas ocasiões são analisadas, também, as várias possibilidades de ações concretas para mudar a situação, com o incentivo à formação de parcerias entre as famílias e as escolas. Esses são alguns exemplos que nos têm chegado de mobilizadores, como os relatados a seguir.




SALVADOR - BAHIA



No dia 17 de abril de passado um grupo de vinte pessoas reuniu-se no Colégio Estadual Cleriston Andrade,em Itacaranha , subúrbio ferroviário de Salvador para discutir o Plano de Mobilização Social pela Educação. Participaram membros das Igrejas Católica, Cristã do Brasil, Batista e Presbiteriana Unida, além do Conselho Tutelar local.
exemplares da cartilha "Acompanhem a vida escolar de seus filhos". Discutimos, também, a formação de um Na ocasião mostramos dados da atual situação do IDEB em nossas escolas , analisamos o que poderia ser feito por cada um para atuar junto às escolas, famílias e comunidade e distribuímoscomitê aqui na região para que possamos dar continuidade ao trabalho aqui na Bahia, . Foi marcada nova reunião do grupo, que deverá contar com a participação de representantes de outros setores sociais para formarmos o Comitê local. Serão convidados representantes da SEC-Ba para ver como trabalhar o plano nas escolas publicas de nosso estado.
Vimos também o blog da Mobilização para mostrar a todos o trabalho que vem sendo desenvolvido nas diversas regiões de nosso país. Foi muito positiva a reunião espero em breve uma oficina para formar mobilizadores aqui em Salvador.

Lelia Andrea, mobilizadora social na Bahia.



BAURU - SÃO PAULO


Foi realizada oficina para a capacitação de mobilizadores no dia 25 de abril, quando os participantes traçaram as linhas gerais para iniciar as atividades de mobilização no município. Foram definidas duas estratégias: a primeira delas foi escolher escolas com IDEB baixo para uma ação direta junto à direção e professores e junto às famílias dos estudantes visando a discutir as alternativas para a cooperação família-escola-comunidade visando a melhorar a situação. A segunda estratégia foi a de coordenar esforços para contatar lideranças sociais do município para a formação do Comitê local. Nesses contatos seriam explicados os fundamento do Plano de Mobilização e o que cada um poderia fazer para somar os esforços para a melhoria contínua da educação em Bauru. A partir daí, passamos à ação. Vamos ter uma atividade numa das escolas selecionadas no dia 09 próximo, quando distribuiremos a cartilha. São 490 alunos de primeira à quarta série. Estamos aguardando receber mais cartilhas para atender os pedidos de diversos mobilizadores que estão abrindo novas frentes de trabalho.

Rosimeire de Freitas - Pastoral da Educação -Diocese de Bauru, mobilizadora local



CONDE - PARAÍBA


No dia 29 último reuniu-se o núcleo que está criando o Comitê de Mobilização de Conde, capacitando novos mobilizadores e ampliando o número de pessoas que se dispõem a trabalhar como voluntários para incentivar as famílias e as comunidades a trabalhar em prol da melhoria da qualidade da educação do município.

Da pauta do encontro constaram, entre outros assuntos, a apresentação da cartilha "Acompanhem a vida escolar de seus filhos", um Informação do IDEB do município de Conde em data-show, a indicação de blogs e sites sobre onde buscar informações sobre a educação brasileira e a discussão sobre ações de mobilização que podem ser desenvolvidas pelos participantes e suas organizações e entidades.
A idéia é fazer sempre esse tipo de reuniões, com públicos distintos, ampliando o número de pessoas e setores envolvidos diretamente com o Plano de Mobilização Social pela Educação.

Socorro Rodrigues, mobilizadora de Conde/PB

Nenhum comentário: