segunda-feira, 25 de maio de 2009

INSTITUTO VOTORANTIM LANÇA PROJETO DE MOBILIZAÇÃO LOCAL PELA EDUCAÇÃO

Parceria Votorantim pela Educação vê na mobilização, uma estratégia para a melhoria da qualidade da educação em 88 cidades de 18 Estados brasileiros

O Instituto Votorantim lançou no dia 20 de maio o Parceria Votorantim pela Educação, projeto que visa a construir uma agenda positiva para debater e qualificar a educação pública em 88 cidades de 18 Estados brasileiros. A iniciativa baseia-se na disseminação e apoio às ferramentas e metas de Educação definidas tanto pelo Ministério da Educação (MEC), quanto pela sociedade civil, tais como: o PAR (Plano de Ações Articuladas), previsto no PDE (Plano de Desenvolvimento da Educação), e as metas do Movimento Todos pela Educação. O projeto, desenvolvido em parceria com representantes de diversos setores da sociedade, prevê oficinas de capacitação para mobilizadores locais, reuniões com agentes locais, encontros com o poder público e campanhas de comunicação, de acordo com as características e demanda de cada município.

Com início previsto para junho, o projeto Parceria Votorantim pela Educação tem como objetivo sensibilizar e mobilizar as comunidades onde o Grupo Votorantim atua, visando a melhoria da qualidade da educação. Por meio do estímulo a ações de controle social, a iniciativa busca qualificar a demanda por educação e fortalecer iniciativas em prol da qualidade do ensino público. O projeto abrange todas as regiões brasileiras.

O papel do Instituto Votorantim é sensibilizar públicos envolvidos com o tema, contribuir com sua capacitação e convidá-los a acompanhar a gestão da educação em suas cidades e regiões. As ações são voltadas para gestores municipais, lideranças locais ligadas à causa da educação, comunidade escolar (diretores, coordenadores, professores e alunos), famílias e imprensa.

Considerado o projeto carro-chefe da Rota da Educação do Instituto Votorantim em 2009, o Parceria Votorantim pela Educação nasceu após amplo diagnóstico realizado ao longo de anos de imersão na questão educacional. Com base no estudo, a organização se interou dos principais indicadores e instrumentos de gestão e avaliação do ensino no Brasil, e desenvolveu o projeto.. Segundo Celia Picon, “o investimento social privado alinhado às políticas públicas é o melhor caminho para potencializar os recursos em educação e antecipar os resultados esperados”.

Simultaneamente ao lançamento do projeto, o Instituto Votorantim coloca no ar o Blog Educação. O canal de comunicação é um dos eixos estratégicos do projeto e será a principal ferramenta para disseminação de conteúdo e debate de assuntos ligados à educação. Lárcio Benedetti, Gerente de Desenvolvimento Sociocultural do Instituto Votorantim, comenta que o Blog “representa o projeto em espaço virtual, criado com o objetivo de fomentar a discussão de ideias e ser um canal direto de comunicação com agentes locais”. No endereço www.blogeducaçao.org.br, os visitantes poderão encontrar pesquisas, artigos, matérias sobre educação e exemplos de práticas de sucesso realizadas nos municípios participantes do Parceria Votorantim pela Educação.

Outra ação de destaque é o Prêmio Comunicador Parceiro da Educação. A iniciativa, voltada para jornalistas dos municípios participantes do projeto, visa a colocar a educação na pauta da imprensa local. O Prêmio irá reconhecer o trabalho de profissionais de comunicação que atuam em rádios, tevês, jornais, revistas e veículos on-line que têm atuação destacada na cobertura da temática educação. O regulamento está disponível no Blog Educação (www.blogeducacao.org.br) e as inscrições estarão abertas a partir de 1º de junho.


Sobre o Instituto Votorantim

O Instituto Votorantim foi criado em 2002 com o objetivo de qualificar o investimento social do Grupo Votorantim. A decisão de criá-lo veio fortalecer sinergias entre as empresas, além de identificar e aproveitar oportunidades de gerar valor para a sociedade. Atualmente, o Instituto Votorantim também atua no campo da Responsabilidade Social Corporativa, estimulando no Grupo princípios e boas práticas de sustentabilidade.

O Instituto Votorantim define seus programas voltados para a juventude como “Rotas”. O slogan “Criando rotas para o futuro” sugere a criação de caminhos, de forma a oferecer aos jovens oportunidades nos campos de educação, trabalho, cultura, esporte, fortalecimento de direitos, por intermédio do Programa VIA, e incentivo a jovens talentos, por meio do Programa Geração Atitude.


Municípios participantes

Alumínio/SP; Araçariguama/SP; Aratu/BA; Arroio Grande/RS; Arujá/SP; Barcarena/PA; Barra Mansa/RJ; Belmiro Braga/MG; Brasilândia/MS; Caaporã/PB;Cabaceiras do Paraguaçu/BA; Caçapava/SP; CachoeiraBA; Cajamar/SP; Campo Grande/MS;Criciúma/SC; Cubatão/SP;Cunha/SP; Divinolândia/SP;Esteio/RS; Fortaleza de Minas/MG;Governador Mangabeira/BA;Guararema/SP; Guaratinguetá/SP;Ibiúna/SP; Itajaí/SC; Itamarati de Minas/MG; Itapecerica da Serra/SP;Itapetininga/SP; Itapeva/SP;Itaú de MinasMG; Jacareí/SP; Jacarezinho/PR; Jambeiro/SP; Jaú/SP; Juiz de Fora/MG; Juquiá/SP;Rio Branco do Sul/PR; Salto de Pirapora/SP; Santa Branca/SP; Santa Isabel/SP; Santo Estevão/BA; São Felix/BA; São Luiz do Paraitinga/SP;São Miguel Paulista/SP; Laranjeiras/SE; Lorena/SP;Maragogipe/BA; Miracatu/SP; Miraí/MG; Monteiro Lobato/SP; Muritiba/BA; Natividade da Serra/SP;Niquelândia/GO; Nobres/MT; Ourinhos/SP; Paracatu/MG; Paraibuna/SP; Paulista/PE; Pecem/CE; Pinheiro Machado/RS;Piracicaba/SP; Piraju/SP; Poços de Caldas/MG; Porto Velho/RO; Rafael Jambeiro/BA; Redenção da Serra/SP; Resende/RJ; Ribeirão Claro/PR; São Sebastião da Vargem Alegre/MG; Simão Pereira/MG; Sobradinho/DF; Sobral/CE; Tapiraí/SP; Taquarivaí/SP; Três Lagoas/MS; Três Marias; Trindade/PE;Vazante/MG; Volta Redonda/RJ; Votorantim/SP; Xambioá/TO

Nenhum comentário: