terça-feira, 12 de maio de 2009

Mobilização avança em São Paulo

Plano lançado em Restinga

Sob a coordenação da Secretaria Municipal de Educação, Restinga, SP, lançou no último dia 8 o Plano de Mobilização Social pela Educação. O evento reuniu no Anfiteatro da Casa da Cultura de Restinga, na antiga Estação Mogiana, pais e responsáveis por alunos, professores, membros de igrejas e de setores representativos da sociedade local.

O prefeito do município, Clarindo Ferracioli Belão, que presidiu o encontro, lembrou a importância da participação da família nas atividades que envolvem as crianças e adolescentes. Enumerou as diversas ações que sua administração está fazendo pela educação e a articulação com esportes, arte e cultura, visando a formação integral dos estudantes. E lembrou que, sem a participação da família e da comunidade, esses esforços terão resultados limitados.

Segundo a Diretoria do Departamento de Educação da Prefeitura de Restinga, professora Nize Lane Soares do Couto Rosa, que foi uma das articuladoras da implantação do Plano de Mobilização em Franca e em Orlândia, como membro da Pastoral da Educação, ao assumir o Departamento, teve logo o objetivo de incluir o município na rota da mobilização no interior do estado de São Paulo. Com a experiência acumulada como membro do grupo de lideranças nacionais que articulam as ações mobilizadoras em todo o país, suas primeiras iniciativas foram alinhar o município com os programas do PDE. "Estamos terminando de elaborar o PAR, o que ainda não havia sido feito, e vamos partir para supervisionar a elaboração do PDE-Escola em todas as unidades da rede. Estamos fazendo um trabalho forte com os gestores e professores para sensibilizá-los para o esforço na realização da Prova Brasil no final do ano e na correção de fluxo, a fim de melhorar o IDEB municipal. Tudo isso com ênfase na divulgação dos resultados para a comunidade, chamando as famílias a se interessarem pelos programas e os resultados alcançados e colaborando em casa para que juntos, escolas e famílias, possamos melhorar a qualidade da educação de Restinga".

Além do município de São Paulo, já estão sendo mobilizadas as famílias nos municípios do ABC, em Franca, Orlândia, Bauru e, agora, Restinga.

Nenhum comentário: