sexta-feira, 19 de junho de 2009

Espaço do Mobilizador - 16

Jaú lança “Mobilização Social Pela Educação”

Iniciativa atende diretrizes do MEC para consecução do Plano de Metas do PDE (Plano de Desenvolvimento da Educação) e o Plano de Ações Articuladas (PAR)


Com o objetivo de integrar a comunidade no debate e no engajamento por uma Educação de qualidade e de políticas que garantam cada vez mais a democratização do ensino público, a Prefeitura de Jaú, por meio de sua Secretaria de Educação, está criando um Comitê Local de Mobilização Social pela Educação.

De acordo com o Secretário Municipal de Educação, Luiz Carlos de Campos Prado Júnior, a iniciativa atende as diretrizes contidas no PDE (Plano de Desenvolvimento da Educação) do Ministério da Educação, que visa à melhoria da qualidade do ensino no país. “Essas diretrizes contemplam que o Governo Federal, os Estados, os Municípios e ar sociedade civil se organize, de modo que possam compartilhar competências políticas, técnicas financeiras e de mobilização social para a consecução do Plano de Metas Compromissos Todos Pela Educação e do Plano de Ações Articuladas, importantes instrumentos de concepção e execução, respectivamente, do Plano de Desenvolvimento da Educação, para a melhoria da qualidade da Educação no Brasil”, ele afirma.

Um dos pilares do Plano de Desenvolvimento da Educação, a Mobilização Social é e visa a um esforço para construir uma integração entre o poder público, alunos, professores, a família, o bairro, a cidade, agentes culturais, entidades religiosas, segmento empresarial e demais atores da sociedade civil, com a finalidade de convencimento da sociedade de que educar é uma tarefa de todos, e não apenas encargo do Estado. “Precisamos mostrar que a Educação é o único caminho para transformar o Brasil num país desenvolvido, onde as crianças e os jovens brasileiros possam ter melhores oportunidades ao longo da vida”, diz a diretora dos trabalhos de Mobilização Social Pela Educação, Ana Lúcia do Rosário Bastos de Freitas.

Nesse sentido, a equipe da Secretaria Municipal de Educação está se capacitando e já começou a contatar associações de bairro, entidades assistenciais e religiosas, clubes e associações, empresas e sindicatos, entre outros segmentos da sociedade.

Saiba mais sobre o Plano de Mobilização Social do MEC:

  • O fundamento do Plano de Mobilização é de que a educação tem de ser vista como um direito e um dever das famílias, tendo em vista que:

a) todas as famílias e responsáveis pelas crianças, adolescentes e jovens têm o direito de reivindicar que a escola dê uma educação de qualidade para todos e cada um de seus alunos. Podem e devem cobrar providências, medidas e ações para que isso ocorra.

b) todas as famílias e responsáveis pelas crianças e jovens têm o dever de ajudar a escola em casa, criando disciplina e rotina de estudos.

c) todas as famílias e responsáveis têm o dever de se aproximar da escola.


Objetivos


Nesse sentido, o Plano de Mobilização é uma orientação aos mobilizadores para ação junto às famílias e responsáveis por crianças, adolescentes e jovens estudantes em escola pública, com o objetivo de aproximá-los da escola, de modo a:

• despertar a consciência das pessoas sobre o compromisso social na afirmação do direito de todos os brasileiros à educação de qualidade e o papel de cada um como protagonista dessa agenda com amigos, vizinhos, parentes, associação de moradores, entre outros.

• desenvolver ações que contribuam para a expansão do Plano e de suas atividades, por meio de campanhas de conscientização, trabalho voluntário que aproxime escola e comunidade.


Papel a cumprir na mobilização


As escolas - diretores, professores, coordenadores pedagógicos e demais profissionais - têm um importante papel a cumprir na mobilização. Cabe, portanto, aos gestores municipais e estaduais de educação - secretários, superintendentes e suas equipes, orientar as escolas de suas redes a buscar parceria com as famílias, criando em todas as unidades um ambiente propício e acolhedor, para encorajar as famílias a participarem mais da vida escolar dos estudantes. Por exemplo:

• marcando reuniões de pais em horários favoráveis à sua participação;

• transformando as reuniões em momentos de troca de experiências sobre o desenvolvimento dos alunos;

• incentivando os pais e responsáveis a acompanharem em casa a vida das crianças e jovens, garantindo a disciplina para o estudo diário, a fazerem o dever de casa, a criarem o hábito da leitura, a não faltarem às aulas e serem pontual.

• divulgando os resultados da escola, em especial o IDEB, as metas a serem alcançadas e informando as medidas que estão sendo adotadas para atingi-las:

• divulgando os PAR - Plano de Ações Articuladas dos município e do estado e o Plano de Desenvolvimento Estratégico da escola.

• incentivando a formação dos Conselhos Escolares e fortalecendo sua atuação.


Estratégia de Ação


O Plano de Mobilização traz uma Estratégia de Ação elaborada em conjunto com alguns parceiros que apresenta três pontos fundamentais: Diretrizes, Atividades e Sugestões de Implementação. A partir dela, cada voluntário (instituições ou pessoas) pode montar seu próprio Plano de Ação, contendo outros itens como agentes mobilizadores, público a ser mobilizado, oportunidades de onde e quando trabalhar determinada atividade, recursos necessários, metas e prazos. Além disso, o Plano sugere convidar outros setores da sociedade a se engajarem na mobilização social, o que a Secretaria de Educação pode aproveitar e tornar-se protagonista na criação de Comitês Locais de Mobilização.

Mais informações sobre o plano de Mobilização Social podem obtidas no Portal do MEC (http://portal.mec.gov.br/encontro/includes/mobilizacao.html) e pelo Blog da Mobilização (http://familiaeducadora.blogspot.com/)

Fonte: Rede Municipal de Ensino de Jaú no Blog EducaJaú.
(www.educajau.blogspot.com)

Nenhum comentário: