segunda-feira, 20 de julho de 2009

Educação em tempo integral

Em Belford Roxo, alunos da Escola Municipal Paris apresentam
nova versão do Chapeuzinho Vermelho


Estudos diversos convergem na importância de atividades culturais, artístiscas e esportivas para o desenvolvimento do potencial das crianças e adolescentes. Experiências bem sucedidas de ampliação do tempo e dos espaços educacionais para a exploração dessas atividades, levaram o Ministériio da Educação a criar o programa Mais Educação e inclui-lo no PDE. O Mais educação apóia escolas para que elas adotem o regime de tempo integral e aumentem as possibilidades de atividades extra classe que completem o currículo corrente.

Em Belford Roxo, a Escola Municipal Paris é uma das unidades da rede que participam do mais Educação. Alguns e seus alunos apresentaram, durante a oficina de capacitação de mobilizadores no município a peça Chapeuzinho Vermelho, desenvolvida no escopo do programa. A novidade é que a velha estória que tem encantado crianças de todo o mundo ao longo de anos e anos foi encenada em nova versão. Nela Lobo Mau não come a vovó que foge para a floresta e volta com o caçador. O caçador caça o lobo mau, mas, ao invés de matá-lo, manda-o de volta para a floresta "que é o lugar onde lobo deve viver". E assim, contentes e sem violência, todos viveram felizes para sempre.
Os participantes da oficina se encantaram com os artistas e a nova versão pacifista do Chapeuzinho Vermelho, encenada em uma região conhecida como violenta na Baixada Fluminense. As fotos ilustram bem os vários momentos da peça.

Nenhum comentário: