segunda-feira, 6 de julho de 2009

Rio de Janeiro na Mobilização pela Educação


Plano de Mobilização Social pela Educação é lançado na Câmara Municipal

Por iniciativa da Comissão Permanente de Educação e Cultura da Câmara Municipal do Rio, presidida pelo vereador Reimont Santa Bárbara (PT), o Plano de Mobilização Social pela Educação foi lançado no Rio de Janeiro. O evento aconteceu no plenário Teotônio Vilela, com a presença de mais de 150 pessoas representando diversos segmentos da sociedade.
Abrindo a sessão, o vereador Reimont ressaltou que o Plano de Mobilização Social pela Educação visa a sensibilizar e motivar a sociedade, em especial as famílias sobre a responsabilidade de todos os cidadãos para garantir a todos e a cada um dos brasileiros o direito a uma educação de qualidade. Enfatizou que a escola é parceira da família e não substituta. “Esta educação não pode ser pensada numa prancheta, tecnicamente, mas sim na discussão com a sociedade. Propor essas políticas públicas é meu papel na Câmara Municipal. Queremos formar agentes multiplicadores para garantir o direito à educação de todos os cariocas, capacitando-os para a vida. O Rio precisa entender seu potencial e construir essa mudança.


Também presente ao lançamento, o Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, lembrou o compromisso social da Igreja Católica com a educação ao longo da história do Brasil. Dom Orani, que também é presidente da Pastoral de Comunicação, Cultura e Educação da CNBB, tem sido um dos principais apoiadores do projeto desde que ele foi concebido e lançado pelo Ministro Fernando Haddad, em maio do ano passado. “O segredo de um país está na educação de seu povo, e essa é uma política de Estado que interessa a todos os segmentos da sociedade. Por isso, este evento na Câmara, promovido pela Comissão de Educação e Cultura, através do vereador Reimont, deve ecoar por todo o Brasil”, afirmou.
O Pastor José Roberto Cavalcante, presidente do CONIC-RJ, chamou a atenção para o fato de que nem sempre a oração resolve tudo: “Há casos em que a oração é um pedido de que Deus abençoe nossa ação, nosso esforço, e a educação é um desses casos. Se a gente ficar só orando para que o Brasil melhore, não vamos ser bem sucedidos”.
Oroslinda Goulart, que coordena o Plano de Mobilização no Ministério da Educação, explicou que ele é um guia para a ação dos mobilizadores e se baseou nas 28 diretrizes do Plano de Metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). O objetivo é reproduzir boas práticas encontradas em escolas públicas para todo o sistema de ensino. Além disso, pretende mostrar às famílias seus direitos e deveres em relação à educação e como elas podem auxiliar os filhos tanto dentro de casa como na escola. Um dos resultados buscados é melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).


Finalizando o encontro, o Professor Sérgio Maia, presidente da Associação de Escolas Católicas do Rio de Janeiro, membro da Pastoral da Educação e responsável pelo projeto de mobilização no Rio de Janeiro, ressaltou os avanços que a mobilização tem feito não só no Rioi, mas em outros municípios da Região Metropolitana. “Já realizamos oficinas de capacitação de mobilizadores e temos várias outras planejadas até o final do ano. Nossos mobilizadores têm distribuído e discutido a cartilha “Acompanhem a vida escolar de seus filhos” a milhares de famílias, incentivando-as a participar mais da educação das crianças e jovens sob suas responsabilidade”. E concluiu que, com essa solenidade e o apoio da Câmara dos Vereadores, os progressos serão muito mais acelerados.




Nenhum comentário: