quarta-feira, 22 de julho de 2009

Zona Sul do RJ instala Comitê de Mobilização




Integrantes do Comitê de Mobilização Social pela Educação dos morros do Chapéu Mangueira e Babilônia, na Zona Sul do Rio de Janeiro, estarão reunidos, nesta quinta-feira, 23 de julho, com membros da Comissão Permanente de Educação e Cultura da Câmara de Vereadores da cidade. Durante o encontro, com início previsto para as 19 horas, será discutida a mobilização local para a participação na Conferência Municipal de Educação, prevista para os dias 21 e 22 de agosto de 2009.

A conferência do Rio faz parte dos eventos municipais que antecedem a Conferência Nacional de Educação (Conae), a ser realizada em Brasília, de 28 de março a 1º de abril de 2010.

O Comitê

O Comitê de Mobilização Social pela Educação dos morros do Chapéu Mangueira e Babilônia foi instalado no dia 16 de julho, em atividade realizada no Posto Médico do Morro Chapéu Mangueira, com a presença de lideranças de diversos segmentos sociais que compõem o Comitê, além de representantes das duas comunidades.

Durante a reunião de instalação do Comitê, foram discutidos temas pertinentes à Educação, incluindo informações referentes à realidade do ensino oferecido nas duas comunidades. Os participantes também deliberaram sobre a organização, o encaminhamento e a efetivação das ações do Comitê.

A formação do Comitê foi viabilizada por lideranças comunitárias que participaram da Oficina de Capacitação de Agentes Mobilizadores em Educação, realizada nos dias 14 e 15 de maio, no Hotel Atlântico, no Rio de Janeiro. A partir desta oficina, foram planejadas ações de mobilização em parceria com representantes de diversos segmentos sociais para consolidar a instalação do Comitê. Os integrantes vão direcionar sua atuação às famílias de ambas as comunidades, no intuito de conscientizá-las a respeito da importância da participação dos pais na vida escolar dos filhos, para a melhoria da qualidade do ensino.

Os convidados para a atividade de instalação do Comitê receberam a Cartilha “Acompanhem a vida Escolar dos Seus Filhos” e participaram da discussão sobre o conteúdo da publicação. O debate permeou, ainda, a realidade das famílias locais, além de abordar a metodologia de distribuição da cartilha. Entre as atividades subseqüentes à instalação do Comitê, foi definida a distribuição de cartilhas e a reflexão com as famílias durante a Assembléia dos pais das creches comunitárias, o que ocorreu no dia 19 de julho.

Com informações do professor Sérgio Maia, do Comitê de Mobilização do Rio de Janeiro

Nenhum comentário: