sábado, 8 de agosto de 2009

Dia dos Pais :A escolha de um novo caminho


Por que uns e não outros?


Jailson de Souza e Silva é secretário de Educação de Nova Iguaçu, município da Baixada Fluminense, a cerca de 35 km do Rio de Janeiro. Doutor em Sociologia da Educação, pertencia àquele grupo de crianças que tinham poucas possibilidades de chegar à universidade. Pertence a uma família de migrantes nordestinos, o pai soldado do Corpo de Fuzileiros Navais, a mãe, dona de casa e 5 filhos, todos homens. Moravam em Quitumbo, comunidade pobre de Brás de Pina, subúrbio do Rio de Janeiro.

Desde pequenos os filhos ouviam do pai, João Jacinto Filho, uma clara mensagem: faria todo o sacrifício do mundo para que nenhum deles começasse a trabalhar antes de 18 anos. Até lá, tinham que se dedicar somente aos estudos. E estabeleceu uma meta: os 5 filhos teriam que concluir o Ensino Médio. Cresceram com essa mensagem e esse objetivo e o resultado foi que todos os cinco estão hoje bem colocados profissionalmente, sendo que 3 deles superaram a meta traçada pelo pai e concluíram o curso superior.

A história de vida de Jailson e a influência de seu Jacinto marcaram também sua vida acadêmica. Não por acaso, sua tese de doutorado resultou de uma pesquisa para entender as razões pelas quais alguns ainda poucos rapazes e moças moradores de favelas e comunidades pobres se destacavam dos demais e concluíam a universidade. As conclusões apontam para vários fatores, dentre os quais se destaca a influência da família e de professores. Também aqui, famílias educadoras e bons professores podem ser a chave do sucesso na trajetória educacional de qualquer brasileiro, não importa sua origem social, raça ou sexo.

No dia dos pais, a educação brasileira agradece e homenageia seu João Jacinto Filho, pai de Jailson - Doutor em Sociologia da Educação e secretário de Educação de Nova Iguaçu - , e de mais quatro filhos que, graças à educação, se emanciparam profissionalmente e como cidadãos.

Nenhum comentário: