domingo, 30 de agosto de 2009

Batistas de Nova Iguaçu mobilizam pela educação





Lideranças batistas de Nova Iguaçu receberam, no último dia 22, capacitação como multiplicadores do Plano de Mobilização Social pela Educação junto aos demais pastores e líderes da igreja. Além dessa atribuição, eles se comprometeram, também, a desenvolver um trabalho de mobilização das famílias e das comunidades onde atuam.

As oficinas de capacitação de mobilizadores têm acontecido em várias partes do país. De acordo com os últimos levantamentos, já foram capacitados mais de 1.000 multiplicadores das diversas regiões. Nesses encontros são apresentadas informações básicas sobre a organização da educação brasileira, a situação atual – fluxo, desempenho, cobertura, taxas de analfabetismo, de escolarização, entre outras – e os principais programas de apoio à educação, que garantem o funcionamento da escola e, ao mesmo tempo, requerem controle social sobre sua gestão, tais como financiamento, alimentação escolar, transporte, livro didático, laboratório de informática. Uma segunda parte é dedicada ao Plano de Metas do PDE, notadamente o PAR, o PDE Escola e o IDEB. A terceira parte é dedicada a trabalho em grupo para discutir o Plano de mobilização Social pela Educação e sua adaptação às realidades locais. Nesse momento os participantes elaboração seus planos específicos de ação, indicando os públicos que esperam atingir, as atividades que pretendem desenvolver e os meios e momentos em que elas serão desenvolvidas.

A Igreja Batista é uma das mais ativas em Nova Iguaçu, onde está implantada desde 1922. Congregando milhares de membros, seus templos estão situados nos principais bairros do município, o que lhe garante grande capilaridade de atuação. Sua adesão à mobilização social pela educação será de grande importância para mobilizar as famílias e as lideranças para o entendimento da importância da educação e da garantia do direito de aprender a todos os brasileiros.

Nenhum comentário: