terça-feira, 18 de agosto de 2009

Rede de entidades cristãs divulga Mobilização


O presidente das associações beneficentes Vale da Bênção, Associação de Missões Transculturais Brasileiras e Missão Antioquia, Silas Marchiori Tostes, divulgou em sua rede contatos o convite do Ministério da Educação às famílias, às igrejas cristãs brasileiras e à sociedade para a participação nas ações do Plano de Mobilização Social pela Educação.

Além de apresentar o Plano, Silas Tostes incentiva as lideranças e famílias com as quais estabelece contato a ficarem atentas aos recursos e instrumentos disponibilizados pelo Ministério da Educação às escolas públicas do País, com o objetivo de que seja garantida a qualidade do ensino oferecido nessas unidades.

Confira trechos do comunicado disseminado pelo presidente das entidades:

MEC NOS CHAMA A PARTICIPAR

Você sabia que “os(as) alunos(as) de escolas públicas têm o direito de receber merenda de boa qualidade todos os dias"; "a escola pública recebe livros do Governo Federal para distribuir aos(as) alunos(as)"; as "crianças com deficiência têm o direito de serem matriculadas em classes comuns, para conviver e estudar com crianças que não tem deficiência"; "o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é uma nota (de zero a dez) que mostra, se os alunos estão aprendendo o que têm que aprender na idade certa, que toda escola tem uma nota no Ideb e que você pode saber qual é"?

Pois é. A preocupação com a educação vem desde os tempos bíblicos. “Ensina a criança no caminho em que deve andar e ainda quando for velho, não se desviará dele”, diz o provérbio. O povo de Israel ficou conhecido como o “povo do Livro” porque transmitia sua fé, seus conhecimentos e sua cultura pela palavra escrita, aprendida desde cedo.

No Brasil do século 21, esta tradição judaico-cristã precisa ser resgatada. As escolas, sobretudo as públicas, apresentam sérias deficiências; ensinam mal, desmotivam. Mas essa situação pode mudar. É possível ter ensino público de qualidade se houver pais e mães dispostos a garantir este direito a seus filhos e filhas. E a Igreja de Cristo, que sempre valorizou o ensino, pode ter um papel chave nesta mudança.

O Ministério da Educação (MEC) está convidando as igrejas cristãs brasileiras a participarem de uma grande mobilização pelo ensino público que envolve, entre outros parceiros, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). O objetivo é mobilizar famílias e comunidade, no âmbito de atuação de cada igreja, pelo direito de todos os brasileiros a uma educação de qualidade. Pela valorização que conferem ao ensino e pela inserção que têm junto às comunidades, os organizadores desta mobilização nacional acreditam que as igrejas possam ter um importante papel para o sucesso desta mobilização.

Entre em contato a equipe da Mobilização Social pela Educação no MEC
mobilizacaosocial@mec.gov.br

Leia mais sobre o assunto no link
http://www.agenciasoma.org.br/arquivos/RevSoma12.pdf

Saiba mais sobre as associações beneficentes
Vale da Bênção
Associação de Missões Transculturais Brasileiras
Missão Antioquia

Nenhum comentário: