quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Sistemas de Consultas

Para conhecer os sistemas de consultas às informações educacionais e municipais, clique nas imagens abaixo:


O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) mede a qualidade da educação, medido numa escala que vai de zero a dez.



 

A Prova Brasil avalia as habilidades e competências de estudantes do Ensino Fundamental, de 4ª e 8ª séries, em Língua Portuguesa e Matemática.



Por meio dos Indicadores Demográficos e Educacionais (IDE) você pode conhecer o perfil da população e da rede de ensino da sua região.


Consultas a sistemas e programas do FNDE:

 - Liberação de recursos para programas como Projovem, Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), Bolsas do Brasil Alfabetizado, entre outros.

- Cadastros do CACS - Conselhos de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb

- Conselho de Alimentação Escolar - CAE

- Programa Caminhos da Escola

- Prestação de Contas e Processos de Habilitação de Prefeituras Municipais e Secretarias Estaduais de Educação no Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE)

- Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (SIOPE)


A elaboração do Plano de Ações Articuladas (PAR) é um dos requisitos para as transferências voluntárias e assistência técnica do MEC aos municípios, estados e o Distrito Federal, sendo instrumento fundamental para a melhoria do Ideb, conforme estabelece o PDE.



A Provinha Brasil é uma avaliação diagnóstica aplicada aos alunos matriculados no segundo ano do ensino fundamental. A intenção é oferecer aos professores e gestores escolares um instrumento que permita acompanhar, avaliar e melhorar a qualidade da alfabetização e do letramento inicial oferecidos às crianças.


O Portal do Professor é um espaço para troca de experiências entre professores do ensino fundamental e médio. É um ambiente virtual com recursos educacionais que facilitam e dinamizam o trabalho dos professores.

 O Painel de Controle, hospedado no Portal MEC, permite pesquisas sobre as iniciativas do Ministério da Educação por estados, municípios, universidades, escolas, regiões, territórios, ações, programas, indicadores, secretarias, autarquias etc.

Um comentário:

Linda Goulart disse...

muito boa a ideia de explicar a novo formato de consultas.
Linda