sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Mobilizadores do Ceará preparam-se para Oficina de Capacitação


Parceiros do Plano de Mobilização Social pela Educação do Ceará que integram a Pastoral da Educação reforçaram durante esta semana, entre os dias 8 e 11 de setembro, as atividades de planejamento para a participação desses agentes na Oficina de Capacitação de Mobilizadores que será realizada no estado, no mês de outubro. As ações integram os desdobramentos do Encontro Nacional da Pastoral da Educação, evento realizado de 04 a 06 deste mês, na capital Fortaleza.

Ao longo da semana, os participantes do Encontro encaminharam às regionais cearenses e às dioceses informações que ressaltam a importância do envolvimento das famílias na vida escolar de crianças e jovens, além de incentivar a sociedade a conhecer o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) das escolas públicas de suas comunidades e a colaborar para a elevação desse índice.

O primeiro dia de programação do Encontro Nacional da Pastoral da Educação incluiu uma apresentação sobre o Plano de Mobilização Social pela Educação. A exposição foi realizada pelo representante da equipe de mobilização do Ministério da Educação, Rafael Ferrari.

Além de tratar sobre os desafios da educação brasileira no tocante a aspectos como qualidade de ensino e fluxo escolar, a abordagem sobre o Plano foi complementada por trocas de experiências desenvolvidas no Ceará por mobilizadores de diversas localidades do estado.

A dinâmica também possibilitou a aproximação dos agentes para o planejamento de ações conjuntas que serão promovidas com o objetivo de melhorar a qualidade do ensino oferecido nas escolas das redes públicas locais.

Oficina de Capacitação
A Oficina de Formação de Mobilizadores a ser realizada em Fortaleza está agendada para os dias 17 e 18 de outubro e contará com a presença de parceiros do Plano de Mobilização Social pela Educação que representam diversos segmentos religiosos e sociais, além de organizações não governamentais (Ong’s), empresas e órgãos de governo, como as secretarias de educação.

Um comentário:

Profª Elenise disse...

O encontro foi maravilhoso e com certeza nossos amigos do Ceará com a ajuda da coordenadora Mônica farão uma trabalho de mobilização muito forte e significativo. Um abraço Elenise Mauá-SP