sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Escolas estaduais de Alagoas utilizam cartilha da mobilização em reuniões pedagógicas



Escolas estaduais que compõem a 3ª Coordenadoria de Ensino (CRE), divisão da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte de Alagoas, vêm utilizando a Cartilha Acompanhe a vida escolar de seus filhos para reflexão sobre seu conteúdo durante as reuniões pedagógicas realizadas nesta segunda quinzena de outubro. A 3ª CRE é sediada em Palmeira dos Índios e envolve, ainda, unidades de ensino dos municípios de Belém, Cacimbinhas, Estrela de Alagoas, Igaci, Major Isidoro, Maribondo, Minador do Negrão, Quebrangulo e Tanque d’Arc.

A divulgação da cartilha e discussão sobre seu conteúdo nas escolas é desdobramento do trabalho de conscientização, realizado junto à 3ª CRE, pelos professores que também integram a Mobilização Social pela Educação em Palmeira dos Índios, Maria da Conceição Rocha Melo de Almeida e Jorge de Moura da Silva. No diálogo com os representantes da Coordenadoria de Ensino, esses mobilizadores expuseram a importância do papel da escola no incentivo à participação das famílias na trajetória escolar dos alunos, para a melhoria da qualidade do ensino oferecido nessas unidades.

As reuniões pedagógicas para exposição e debate sobre o conteúdo da cartilha são acompanhadas por pais, funcionários das escolas, professores e coordenadores, além da direção. Durante essas atividades, a comunidade recebe orientação sobre a importância do acompanhamento na trajetória escolar dos filhos e sobre os reflexos desse comportamento para a evolução do aprendizado.

“O importante é trabalhar para alcançar os resultados. Um melhor rendimento escolar, consequentemente, aumentará o Índice de Desenvolvimento da Educação (Ideb)”, destaca a mobilizadora Maria Almeida, que é professora em Palmeira dos Índios.

Nas comunidades onde a mobilização vem sendo desenvolvida há mais tempo, a professora observa que o discurso das famílias mudou. “Antes desse trabalho, os pais não acompanhavam a educação dos filhos sob o argumento de terem baixa escolaridade. Hoje, os pais são cientes de que o acompanhamento da trajetória escolar dos filhos também pode ser feito por meio de estímulo, presença e diálogo. Isto é fruto dos encontros de lideranças com a equipe do Ministério da Educação”, enfatiza Maria Almeida.

Em 2007, as escolas estaduais de Alagoas registram Ideb de 3,3 nas séries iniciais do Ensino Fundamental, de 2,7 nas séries finais da mesma etapa de ensino e de 2,6 no Ensino Médio.

Com informações de Maria da Conceição Rocha Melo de Almeida, mobilizadora em Alagoas.

Nenhum comentário: