terça-feira, 20 de outubro de 2009

Mobilizadores do Ceará querem superar metas do Ideb


Para o Brasil mudar
Veio a mobilização
Juntou a sociedade
Em prol da Educação
Veio gente de todo canto
E de toda Religião

É isso aí pessoal
Já estamos preparados
Vamos jogar pra vencer
De conhecimento armados
O Comitê já tá feito
Agora não tem mais jeito
São cristãos mobilizados

Pastor Luis Nogueira, da Igreja Missionária Aba Pai, em Forlateza, no Ceará.

O poema do Pastor Luis Nogueira resume o sentimento dos 51 participantes da Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação, realizada pelo Ministério da Educação (MEC), nos dias 16 e 17, em Fortaleza, no Ceará. Ao final do evento, o grupo deliberou pela formação do Comitê de Mobilização local que deverá orientar as ações a serem desenvolvidas em todo o estado, para envolvimento das famílias e da sociedade em atividades que visem melhorar a qualidade do ensino oferecido nas escolas públicas.

“Vamos multiplicar, o mais rápido possível, nossas ações. Temos urgência. Os que estão aqui na oficina vieram para oferecer seu trabalho em prol da Mobilização Social pela Educação”, ponderou o mobilizador Eraldo Nascimento Feitosa, que é pastor da Missão Apostólica Elim.

“A formação do Comitê é um sonho. Vamos trabalhar no ‘miudinho’, ou seja, cada um na sua localidade para alcançarmos o nosso objetivo. Nossa atuação deverá ser desenvolvida de modo que possamos ultrapassar a meta prevista já para o próximo Ideb. Assim, podemos idealizar que a meta do Ceará para 2021 seja superada”, refletiu a mobilizadora Mônica Santos, representante da Pastoral da Educação.

Durante os dois dias, entre outras atividades, os mobilizadores tomaram conhecimento a respeito da realidade do ensino nacional e local, por meio da exposição de informações como o modo de acessar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) - instrumento de avaliação adotado pelo MEC para medir a qualidade da educação no ensino público do País.

De modo a subsidiar as ações que os participantes da oficina deverão desenvolver, foram expostos dados pertinentes aos principais programas e ações do MEC de financiamento e apoio ao desenvolvimento da educação. O Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) e o Plano de Ações Articuladas (PAR) também compuseram a pauta da oficina.

Em 2005, as escolas estaduais do Ceará registram Ideb de 3,2, nos anos iniciais do Ensino Fundamental (EF). Em 2007, esse índice evoluiu para 3,5. Ainda nesta rede de ensino, o Ideb dos anos finais do EF foi de 2,8, em 2005, e, do mesmo modo, evoluiu para 3,4, em 2007. No Ensino Médio (EM), a evolução foi de um ponto. Nesta etapa da formação, o Ideb passou de 3,0 para 3,1, no mesmo período.

Escolas municipais de Fortaleza

Nas escolas da rede municipal de Fortaleza, em 2005, o Ideb foi de 3,2, nos anos iniciais do EF e de 2,5 nos anos finais desta fase de ensino. Em 2007, os registros foram de 3,4 nos anos iniciais e de 2,7, nos anos finais. As metas do PDE para 2021 são de que o município alcance Ideb de 5,5, nos anos iniciais e de 4,7, nos anos finais.

Os municípios prioritários do Ceará

O Ceará possui 68 municípios prioritários do Plano de Metas do PDE. São consideradas como tal as localidades que obtiveram, em 2007, Ideb nos anos iniciais do EF abaixo de 4,2 e abaixo de 3,8, nas séries finais do EF, o que corresponde a índices menores que a média nacional.

Diante das avaliações pertinentes ao Ideb, os participantes da oficina que formaram o Comitê de Mobilização realizaram um planejamento de ações que deverão envolver a sociedade local, as famílias e demais membros das comunidades escolares, em esforços conjuntos para que o Ceará alcance as metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) para o estado.

Entre vários outros instrumentos, teatro de bonecos, teatro de rua, apresentações de repentistas, literatura de cordel e outros componentes do universo cultural do Ceará serão utilizados pelos mobilizadores para comunicação da mensagem sobre a Mobilização às famílias locais. “Temos que falar a linguagem da família para alcançarmos nossos objetivos”, refletiu Claúdio Augusto da Silva Dantas, obreiro e professor da escola dominical da Assembléia de Deus de Pacajus.

A meta do Ceará para 2021 é alcançar Ideb de 5,5, nas séries iniciais do EF, e de 4,8, tanto nas séries finais desta etapa de ensino, quanto nas fase final do Ensino Médio (EM).

Acesse aqui a relação dos municípios prioritários.

Acesse aqui outras imagens do evento.


Ata de criação do Comitê de Mobilização Social pela Educação do Ceará

Aos dezessete dias do mês de outubro de dois mil e nove, no auditório Pedro Salazar, no Hotel Oásis Atlântico, em Fortaleza (CE) foi realizada a primeira Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação, tendo como facilitadoras Lia Schoulze e Maisa Cardoso do Ministério da Educação (MEC), da qual participaram cinquenta e um agentes de mobilização dos municípios de Fortaleza, Pacajus, Ipueiras, Canindé, Santana do Acaraú, Ipu, Quixeré, Quixadá, General Sampaio, Guaiúba, Madalena, Maranguape, todos convidados por Maria Mônica Pimentel Pinto articuladora da Pastoral da Educação da CNBB Ne1 e Pastor Eraldo Nascimento Feitosa da Missão Apostólica Elim. Na oportunidade, foram apresentados o Plano de Mobilização, a Cartilha da Mobilização, bem como dados sobre a realidade da educação no Brasil, tendo em vista reunir as forças da comunidade para um compromisso sócio-interativo no processo educacional e estimular a solidariedade para dar ênfase aos sinais de vida, mostrando que a construção da identidade só se dá na relação com o outro. A partir desta Oficina de Mobilização, fica criado o Comitê Estadual de Mobilização Social pela Educação no Ceará, contando com todos os participantes, agentes mobilizadores abaixo assinados que atuarão nas suas comunidades junto às famílias e Escolas que apresentam o Índice de Educação básica (IDEB) abaixo da média nacional, conforme plano elaborado no decorrer deste evento. A este Comitê Estadual poderão ser incorporados novos articuladores sintonizados com os objetivos e metas desta Mobilização Social pela Educação mormente estabelecida neste encontro. Estando assim acordado, foi lavrada a presente ata que se achada conforme será assinada por todos os presentes.

Amélia Maria Brito de Albuquerque - Pastoral da Educação
Ana Aline Santos da Silva - Assembléia de Deus Canaã
Ana Maria Trajano de Sousa - Escola Pública e Igreja Batista
Antonia Edileusa Barbosa Bezerra - Pastoral da Educação
Cláudio Augusto da Silva Dantas - Assembléia de Deus Templo Central
Clycia MAgda Rocha Alves - Secretaria de Estado de Educação
Dalila Santos de Sousa - Igreja Batista do Povo de Deus
Edna Bezerra da Silva - Paróquia Nossa Senhora da Conceição
Edna Costa Lima - Comunidade Evangélica Yerusalém
Eliane Florêncio Ribeiro de Carvalho - Igreja Católica
Elisangela Rocha de Aguiar - ONG Reintegrar e Missão Betsaida
Eraldo Nascimento Feitosa - Igreja Missão Apostólica Elim
Joana D'arc Gomes Cavalcante - Secretaria de Educação de General Sampaio
Jonatan Henrique Pinho Bonfim - Escola de Ensino Fundamental e Médio Joaci Pereira
José Marques Batista - Secretaria de Estado de Educação
Josina Rodrigues de Sales - ONG Missão Betsaida
Lia Hebe Gonçalves de Lima Oliveira - Secretaria de Estado de Educação
Luis Nogueira - Igreja Missionária Aba Pai
Maria Aurineide da Silva - Secretaria de Estado de Educação
Maria Auxiliadora Silva Vieira de Araújo - Igreja Batista Peniel
Maria do Socorro da Silva e Silva - Secretaria da Educação Básica no Ceará
Maria Elenise de Sousa Mesquita - Arquidiocese de Fortaleza e Mov. das Equipes Docentes da Igreja Católica
Maria Elza Fernandes Maia - Paróquia Nossa Senhora da Conceição
Maria Gorette Paiva Timbó - Diocese de Sobral
Maria Goretti Almeida Gomes - Arquidiocese de Fortaleza - Paróquia Canindé
Maria Mônica Pimentel Pinto - Conferência Nacional dos Bispos do Brasil
Maria Otilia Nunes - Movimento das Equipes Docentes do Brasil
Marta Maria Marques - Secretaria de Estado de Educação e Igreja
Mônica Silva Santos sousa - Assembléia de Deus da Promessa Maranata
Neilze Queiroz Guimarães - Igreja Batista Peniel e Prefeitura de Fortaleza
Newton José Cavalcante Gonçalves - Diocese de Fortaleza
Olindina Linhares Prado - Diocese de Sobral - Paróquia Santana
Paulo Felipe Saraiva Barbosa - Secretaria de Estado de Educação
Pr João Acácio dos Santos - Igreja Comunidade Sol da Terra
Pr Antônio Silvério dos Santos - SBB
Pr Ally Charlys Musse Mendes - Igreja Presbiteriana
Pr Francisco de Assis Moreira de Sousa - Assembléia de Deus da Promessa Maranata
Pr Francisco Felix Lima Junior - Igreja Comunidade Evangélica Yerusalém
Pr Lucio Rubens de Sousa - Igreja Comunidade Evangélica Yerusalém
Pr Lucio Rubens de Sousa - Igreja Batista do Povo de Deus
Pra Andrea Luciana Moreira Feitosa - Missão Apostólica Elim
Robson Barros Mesquita - ONG Missão Betsaida
Rosemary de Assis Lira - Missão Betsaida
Sandra Maria Arruda Monteiro - Secretaria de Estado de Educação
Sammya Santos Araújo - Secretaria de Estado de Educação
Virgínia Orbañanos - Escola Pública e Missão Apostólica Elim
Zilmara Alves da Silva - ONG Missão Betsaida


Nenhum comentário: