quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Municípios prestam informações sobre impressão de cartilhas para Mobilização


Secretarias municipais de educação de diversas localidades do Brasil encaminharam à equipe que coordena a Mobilização Social pela Educação no Ministério da Educação (MEC) informações referentes à impressão local da cartilha Acompanhem a vida escolar de seus filhos. Os municípios divulgaram, ainda, as ações desenvolvidas em suas comunidades e que tiveram como subsídio para reflexão junto às famílias o conteúdo da publicação. O primeiro levantamento a partir das respostas aponta a impressão, por parte do conjunto de municípios, de cerca de 20 mil exemplares da cartilha.

Os dados foram enviados ao MEC em resposta ao questionário direcionado aos municípios que haviam manifestado interesse em reproduzir a cartilha. Entre outras ações, as secretarias apontam reuniões com pais e responsáveis pelos alunos para conscientização a respeito da importância da participação na trajetória escolar dos filhos, de modo a contribuir com aproveitamento do ensino.

Nessas e nas demais atividades que contaram com a participação de professores e funcionários das unidades de ensino, as comunidades foram orientadas, também, a conhecer o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) da escola e, do mesmo modo, a colaborar com a elevação desse índice, por meio de ações direcionadas à superação de obstáculos como os que envolvem fluxo escolar, por exemplo.

Para a secretária municipal de Educação de Araçariguama, em São Paulo, Regina Duarte de Moraes, o que motivou a impressão da cartilha foi o desencadeamento de ações para a participação efetiva dos pais na educação dos filhos. O objetivo é fazer com que os pais contribuam “para um melhor aprendizado, na formação integral dos alunos e no estreitamento das relações escola/família/comunidade”, pondera.

Os municípios de Oliveira, em Minas Gerais; de Capivari e Araçariguama, em São Paulo; prestaram informações sobre a atuação dos conselhos escolares. Lages, em Santa Catarina, por sua vez, ainda não conta com os conselhos como meio de interação entre a comunidade e a direção das unidades educacionais, mas já deu um grande passo com a instituição em Lei do Dia da Família na Escola. A data é comemorada desde 2007, no dia 25 de maio.

Entre as respostas ao questionário consta, ainda, a informação de que a equipe pedagógica da Secretaria de Educação de Araçariguama vem desenvolvendo um projeto para erradicação do analfabetismo. A iniciativa conta com a participação de diversos setores da sociedade como igrejas, clubes e associações de bairros.

Ainda no município de Oliveira, a Secretaria de Educação destaca que a cartilha tem dado suporte à continuidade de um projeto desenvolvido em conjunto com o Ministério Público e que direciona ações a crianças e adolescentes.

Acesse aqui outras informações sobre as respostas ao questionário.

Nenhum comentário: