domingo, 18 de outubro de 2009

Paraíba promove Mobilização Social pela Educação de Qualidade


Relato de uma experiência da Ação realizada com os pais da catequese da Paróquia Menino Jesus de Praga, no bairro dos Bancários, em João Pessoa, na Paraíba, tendo como Animadoras Bernadete e Lucia Santana.

Essa ação foi iniciada há alguns meses, com visita às Escolas, anúncio nas missas, contato com pastores e lideranças da Comunidade. A seguir são registradas algumas atividades da Reunião com os pais da catequese, com o comparecimento de 52 pais.
"Iniciamos lendo os textos bíblicos que inspiraram o Plano “Quero trazer à memória aquilo que me dá esperança” ( Lm 3,21) e “Ensina a criança no caminho por onde andar e, assim, não se desviará dele ( Pr 22,6). Os pais ficaram encantados com o Tema e foram bastante participativos. Perceberam que nem sempre acompanham a educação dos seus filhos, dão prioridades a outras coisas menos importantes. Argumentaram que estão sempre ocupados e o tempo que sobra é pouco ou quase nada.

Ao lermos a cartilha “Acompanhem a vida escolar dos seus filhos”, a cada passo eles que era um puxão de orelhas. No grupo havia um casal que fazia parte da Secretaria da Educação e falou que tinha visto este tema lá. Ela disse que, no decorrer da reunião, percebeu o quanto é importante a escola ter um conselho escolar com a participação dos pais. Discutimos o papel do Conselho, lembrando que não é para fiscalizar e aborrecer a escola mas para levar soluções, para ajudar. Muitas vezes o Conselho não dá certo porque as pessoas vão para brigar e levar problemas. O Conselho é para levar soluções e ajudar a escola a melhorar a vida dos alunos.

Uma mãe falava que toda vez que ia à reunião de Pais, os professores da filha não estavam, pois eles trabalhavam em outras escolas e estavam dando aula. Outra mãe falou em ética, dizendo que, se os pais fizerem os deveres para os filhos, eles estão ensinando que, no futuro, alguém pode fazer as coisas por eles. Ou que acharão natural pagar para passar em alguma prova, como sempre vemos por ai, oi, também, no próprio trabalho, sempre vão achar um jeito de alguém fazer por eles.

Outro pai disse que essa reunião foi completa, que ele estava muito feliz com todos os temas que foram apresentados e que voltaria para casa muito melhor do que chegou. Um dos pais questionou o trabalho, alegando que seria uma jogada partidária, ao que respondemos ser os Comitês que se organizam, entidades independentes da Prefeitura e do Estado.

Os comitês são entidades abertas da comunidade – é a sociedade que se organiza em prol da melhoria da educação, sem cor partidária. E que, no plano das Igrejas, podemos trabalhar em todos os sentidos e escolas não apenas as municipais pois a Igreja não faz separações de escolas públicas e municipais e nem de idade escolar. Podemos trabalhar com os jovens e os adultos ainda não alfabetizados.

Dora (outra catequista) também contou sua experiência, dizendo que o seu filho, Rafael, estava muito desanimado com a escola porque os alunos não queriam estudar. Ela, então, foi falar com o diretor apresentando o Plano de Mobilização e ele disse que começasse a falar com os professores no intervalo das aulas! É o que será feito como próxima ação."

Maria Bernadete Santana de Medeiros e Maria Lucia de Santana mobilizadoras em João Pessoa (PB).

Nenhum comentário: