terça-feira, 13 de outubro de 2009

Integrantes do Fórum DCA participam de Oficina de Capacitação



A Oficina de Capacitação de Mobilizadores direcionada aos membros do Fórum Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fórum Nacional DCA) teve início nesta terça-feira (13), em Brasília. Neste primeiro dia de atividade, os participantes foram orientações a buscar informações a respeito das políticas públicas direcionadas à educação, além de tomar conhecimento sobre o Índice de Desenvolvimento da Educação (Ideb) de escolas de suas regiões e redes de ensino. O objetivo da atividade é fornecer subsídios para que esses mobilizadores possam desenvolver atividades voltadas à melhoria da qualidade do ensino oferecido nas escolas de suas regiões de atuação.

As informações apresentadas neste primeiro dia de oficina são disponibilizadas nos portais do Ministério da Educação (MEC) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Por meio da exposição desses dados, a equipe que coordena a Mobilização Social pela Educação no MEC tem como finalidade incentivar os representantes de diversos segmentos organizados da sociedade, que compõem o Fórum, a colaborar nas ações desenvolvidas para sensibilizar os pais e responsáveis por alunos de unidade de ensino pública, a participar da vida escolar de seus filhos.

A programação da oficina inclui, ainda, explanações correspondentes ao panorama da educação no Brasil, por meio de reflexões de temas como fluxo escolar, evasão e repetência, além de direitos humanos. Os participantes da oficina tomaram conhecimento, também, a respeito das metas do Plano de Desenvolvimento da Educação para melhoria da qualidade do ensino oferecido no País.

A Oficina de Capacitação é realizada até esta quarta-feira (14). Entre os integrantes do Fórum DCA presentes à atividade estão representantes de entidades religiosas e sociais, de organizações de apoio à criança e ao adolescente; de organismos de educação e educadores.






Nenhum comentário: