sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Comitê de Uruaçu/GO leva a Mobilização a municípios vizinhos



A Câmara de Vereadores de Alto Horizonte, município localizado na região norte de Goiás, vai sediar, no dia 11 de novembro, a atividade de apresentação do Plano de Mobilização Social pela Educação. A exposição terá início às 19 horas e será conduzida pelo coordenador do Comitê de Mobilização de Uruaçu, padre Francisco Agamenilton Damascena.


Conquistar novos mobilizadores e parceiros para o Plano nas cidades vizinhas é uma das ações programadas pelos integrantes do Comitê de Mobilização Uruaçu. No dia 17 de outubro, o município também reuniu suas lideranças sociais para o lançamento local do Plano de Mobilização. O evento foi realizado no auditório do Memorial Serra da Mesa, às margens do Lago Serra da Mesa, com expressiva participação da comunidade.

Após a atividade realizada em Uruaçu, o padre Agamenilton apresentou o Plano de Mobilização Social pela Educação a dois outros municípios: em Pirenópolis, aos vereadores da cidade; e em Campinaçu, a um grupo de professores.

Como resultado de duas reuniões do Comitê de Mobilização Uruaçu também promovidas após o lançamento do Plano, o grupo escolheu duas escolas para concentrar suas as primeiras atividades: Escola Estadual Aeroporto e Escola Municipal Enéas Fernandes de Carvalho. Nessas unidades, o público alvo da mobilização é a família dos alunos.

O Comitê inseriu em seu projeto de trabalho, ainda, a atuação em postos de saúde, instituições religiosas e no comércio, com o objetivo de fazer com que a mensagem sobre a Mobilização Social pela Educação alcance os pais. “Entendemos que os pais não vão às escolas, mas vão a um destes setores”, explica o padre Agamenilton lembrando que os mobilizadores de Uruaçu vão reunir representantes dos segmentos mencionados com a finalidade de conquistar a adesão de novos agentes mobilizadores.

Lançamento do Plano de Mobilização em Uruaçu

Durante o lançamento do Plano de Mobilização em Uruaçu, a assessora especial do Ministério a Educação (MEC), Linda Goulart, realizou exposição de dados a respeito do ensino público no País e apresentou informações sobre os principais programas e políticas públicas de apoio ao desenvolvimento da educação e de melhoria da qualidade do ensino. Destacou, ainda, as diretrizes do Plano de Mobilização como instrumento para superação dos desafios postos à educação brasileira e para garantia do direito ao ensino de qualidade.

A explanação referente à situação educacional local foi feita pelo secretário Municipal de Educação de Uruaçu, André Luis da Silva. A apresentação à comunidade dos integrantes do Comitê de Mobilização e sobre o trabalho do grupo ficou a cargo do padre Agamenilton.

O lançamento do Plano em Uruaçu contou com as presenças da subsecretária Estadual de Educação, Dânia Solange Wobeto de Freitas; do secretário Municipal de Educação, André Luiz da Silva; do presidente da Câmara Municipal, Francisco Carlos de Carvalho; do vereador, Noraldino Antônio dos Reis; do promotor de Justiça, Afonso Antonio Gonçalves Filho; da diretora da Universidade Estadual de Goiás (UEG) – Unidade Uruaçu, Marly Garcia Carrijo; e do diretor do Instituo Federal de Goiás (IFG) – Campus Uruaçu, Ubaldo Eleutério da Silva.

O evento também contou com a participação do vigário geral da Diocese de Uruaçu, padre Antonio Teixeira Sobrinho, que representou o bispo diocesano, Dom Messias dos Reis Silveira. A atividade foi acompanhada, ainda, pelo presidente do Conselho de Ministros Evangélicos de Uruaçu, pastor Enilson de Jesus Tavares Ribeiro; e por representantes das famílias e dos estudantes do município.

Membros do Comitê de Mobilização de Uruaçu/GO

Padre Francisco Agamenilton Damascena
Pastoral da Educação - Igreja Católica

Dânia Solange W. de Freitas
Subsecretária Estadual de Educação

Prof. André Luis da Silva
Secretário Municipal de Educação de Uruaçu

Rodrigo Gabriel Moisés
Presidente do Conselho Municipal de Educação

Woyne Henrique Martins
Presidente da Associação de Moradores do setor Aeroporto

Zila da Penha Siqueira Coimbra
Projeto Conviver

Adson Rodrigues Ferreira
Presidente da Associação de Moradores do Setor Oeste

Pastor Noraldino Antônio dos Reis
Vereador de Uruaçu

Elsa Dutra dos Santos
Pastoral da Educação – Igreja Católica

Joscelina Borges de O. Santana
Pastoral da Educação – Igreja Católica

Lázara Caetana Fernandes
Secretária da Associação de Moradores do Setor Oeste

Edna Liberato Vieira Guimarães
Assembléia de Deus

Com informações do padre Francisco Agamenilton Damascena, representante do Comitê de Mobilização de Uruaçu

Nenhum comentário: