segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Oficina sobre Mobilização reúne secretários e gestores de educação da região de Franca (SP)


Secretários de educação e gestores de 15 municípios da região Nordeste de São Paulo participam, nestes dias 23 e 24 de novembro, da Oficina de Capacitação de Mobilizadores Sociais pela Educação, realizada no Anfiteatro da Casa da Cultura da cidade de Restinga, antigo prédio da Estação Mogiana. A atividade de abertura, realizada na tarde desta segunda-feira, será coordenada pelo prefeito do município, Clarindo Ferracioli Belão. A Oficina é organizada pela secretária municipal de Educação de Restinga, Nize Lane Soares do Couto Rocha.

Inicialmente programadas para oferecer formação a voluntários de outros segmentos sociais, as Oficinas servem como espaço para apresentação de conceitos sobre educação, a organização do ensino nas redes públicas e as principais ações do Governo Federal direcionadas ao setor. A parte central da programação das Oficinas corresponde à discussão sobre o Plano de Mobilização Social pela Educação e à elaboração de planos específicos de trabalho que atendam às características e necessidades dos públicos-alvo de cada mobilizador.

Atualmente, as secretarias de educação têm solicitado a realização dessas oficinas e articulado a participação de representantes de municípios vizinhos no mesmo evento. Nesse formato, o trabalho é centrado na discussão sobre a interação escola/família, as responsabilidades bilaterais, o papel dos entes público e dos segmentos sociais e as possibilidades de articulação de parcerias entre os envolvidos e interessados pelo tema.

Nas oficinas direcionadas aos gestores é destacada, também, a necessidade de formação de uma rede de proteção social à criança, ao adolescente e suas famílias, o que envolveria a participação de órgãos governamentais, do Ministério Público e de entidades responsáveis pela proteção e garantia do bem estar nesta faixa etária. Outro ponto importante da agenda das oficinas corresponde à deliberação sobre estratégias e ações a serem implementadas por parte das secretarias, para mobilizar a sociedade pela educação.

Oficinas direcionadas a secretários municipais e demais gestores de Educação já foram realizadas em Nova Iguaçu e Belford Roxo, no Rio de Janeiro. Na capital mineira, Belo Horizonte, essas atividades envolveram gestores da região metropolitana e membros do Comitê de Mobilização. Do mesmo modo, foram realizadas oficinas, ainda, em Capivari de Baixo e Gravatal, no estado de Santa Catarina, com a participação de representantes de municípios da região de Laguna.

No início de 2010, a Secretaria Municipal de Educação de Campo Mourão, no estado do Paraná, deverá realizar uma Oficina preparada para receber representantes de municípios da região. No Pará, por sua vez, a demanda parte da Secretaria Estadual de Educação.

Nenhum comentário: