segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Pará busca consolidar mobilização no Estado


O Comitê de Mobilização do Pará têm intensificado suas atividades em prol da conscientização das famílias a respeito da importância da participação dos pais na vida escolar dos filhos, para o melhor aproveitamento do ensino e conseqüente melhoria da qualidade da educação. O movimento foi reforçado após o lançamento do Plano de Mobilização Social pela Educação e realização da Oficina de Formação de Mobilizadores, no mês de outubro.

O lançamento do Plano foi realizado na noite do dia 20 de outubro, na capital do estado, Belém, na sede da Catedral Anglicana de Santa Maria, localizada no Bairro de Batista de Campos. A atividade foi promovida pelo Ministério da Educação (MEC), em conjunto com os parceiros locais do Plano que compõem o Comitê Local de Mobilização.

O Comitê de Mobilização Social pela Educação do Pará é formado por representantes de vários segmentos da sociedade civil e religiosa que têm inserido em suas agendas ações direcionadas à melhoria da educação nas escolas públicas locais.

A programação de lançamento do Plano no Pará foi complementada por atividade de divulgação da Cartilha Acompanhem a vida escolar de seus filhos, produzida pelo MEC. A exposição foi conduzida pela assessora especial do ministro da Educação, Linda Goulart.

Oficinas de Formação de Mobilizadores

Nos dias 21 e 22 de outubro, os mobilizadores do Pará participaram, também, da Oficina de Formação realizada no Hotel Beira Rio.

Durante a atividade, a professora Linda Goulart expôs os principais programas do Governo Federal de apoio à melhoria do ensino no País. A apresentação foi composta, ainda, por dados do MEC que refletem a realidade da educação no Brasil e, especificamente, no Pará.

A explanação abriu espaço para reflexão a respeito das ações que podem ser desenvolvidas no estado para a melhoria da qualidade da educação, por meio do alcance das metas referentes ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Integrante da equipe que coordena a Mobilização Social pela Educação no MEC, Rafael Ferrari conduziu, durante o segundo dia de Oficina, a exposição referente ao site e ao Blog da Mobilização e, do mesmo modo, sobre o acesso às informações pertinentes à Educação disponibilizadas nos Sistemas de Consulta do Portal eletrônico do MEC.

Com informações do Comitê de Mobilização do Pará

Nenhum comentário: