segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Plano de Mobilização é lançado em Campo Mourão - Paraná



Secretários de Educação de várias cidades que integram a Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão (Comcam), no Paraná, participaram, no dia 17 de novembro, da palestra de lançamento do Plano de Mobilização Social pela Educação. O evento foi realizado no auditório da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) de Campo Mourão, por iniciativa da Secretaria de Educação da cidade.

A secretária de Educação de Campo Mourão, Rita de Cássia Cartelli de Oliveira, tomou conhecimento sobre a mobilização, os propósitos e as ações do programa, por meio da promotora do município, Rosana de Araujo de Sá Ribeiro Pereira. Ambas acordaram sobre a importância da realização do lançamento do Plano na região. A idéia obteve apoio, ainda, do prefeito de Campo Mourão, Nelson Tureck.

Na palestra de lançamento, a assessora especial do ministro da Educação, Linda Goulart, expôs a Lógica do Plano de Mobilização e apresentou um relato sobre as atividades que estão sendo desenvolvidas em todo o País, pelos diversos parceiros da mobilização, em prol do envolvimento das famílias em ações que possam contribuir com a melhoria da qualidade do ensino oferecido nas escolas das redes públicas.

A participação de representantes de diversos segmentos sociais no evento realizado no Paraná demonstrou o acerto na definição da Lógica do Plano de Mobilização que estabelece, a partir da adesão de representantes de diversos segmentos sociais, o processo de formação de uma rede social com o objetivo de garantir o direito de todos e cada um dos brasileiros a aprender e a escolher sua trajetória educacional.


A atividade reuniu, além de professores, gestores municipais da Educação e a promotora, a vice-prefeita e secretária da Mulher, Regina Bronzel Dubay, o diretor da UTFPR de Campo Mourão, Narci Nogueira da Silva e o Vereador José Pochapski. Em seus pronunciamentos, todos manifestaram apoio à implantação do Plano de Mobilização Social em Campo Mourão e convocaram as autoridades dos municípios vizinhos a aderirem ao movimento.

Estiveram presentes os secretários de educação de Araruna, Campina da Lagoa, Farol, Goioêre, Mamborê, Nova Cantu, Nova Tebas, Peabiru e Pitanga. Participaram da atividade, também, diretores de escolas, professores dos municípios e alunos da UTFPR.

O prefeito Nelson José Tureck enfatizou, durante o evento, a responsabilidade de todos os cidadãos em trabalhar por uma educação de qualidade para todos. Lembrou, ainda, que prefeitos, secretários e vereadores têm importante papel a desempenhar no esforço de envolvimento da sociedade na valorização da educação e conseqüente melhoria do Índice de Desenvolvimento da Educação (Ideb) local.



Ainda na solenidade de Lançamento do Plano, a secretária Rita de Cássia firmou compromisso em organizar a Oficina para Capacitação de Mobilizadores, no próximo ano, com o objetivo de envolver gestores, diretores e professores das redes de educação da Concam na discussão sobre a interação escola/família, para a melhoria da qualidade do ensino público na região.

Nenhum comentário: