quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Memórias do Tempo de Escola


Estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio de escolas da rede pública de 26 municípios situados em 13 estados onde o Grupo Votorantim tem unidades de negócio enviaram redações onde relatam lembranças de familiares ou pessoas de destaque em suas cidades sobre o tempo em que estudavam. O Instituto Votorantim, promotor do concurso, em parceria com o MEC e o Canal Futura, recebeu 547 inscrições no primeiro ano em que realiza o concurso.

O Concurso Tempos de Escola trouxe relatos de superação, coragem e confiança no futuro. Seu tema central foi a memória dos tempos de escola de figuras importantes para os alunos, como pais, professores ou pessoas da comunidade, com análise de fatos históricos da época e reflexões sobre a importância da vivência escolar em suas escolhas. A redação poderia ser complementada pela visão do aluno sobre a sua relação com a escola e pela análise do papel da escola na sua formação.

A iniciativa é uma das ações do Parceria Votorantim pela Educação, programa que o Instituto Votorantim está desenvolvendo com o apoio das unidades locais do grupo em mais de 300 municípios brasileiros. Tem o objetivo de promover a sensibilização e a mobilização de funcionários e comunidades onde o Grupo Votorantim atua, visando a melhoria da qualidade da educação As redações mostraram que a educação é um valor importante para as famílias desses estudantes.

Os estudantes colheram depoimentos de seus pais, avós, tios ou pessoas que eles consideram importantes para suas comunidades. E registraram relatos emocionantes das dificuldades obstáculos que maioria deles enfrentou para estudar. Eles lembraram que naquele tempo não havia escola para todos, nem merenda, nem transporte, nem livros didáticos, ou laboratórios de informática e biblioteca nas escolas. Muitas vezes precisavam caminhar vários quilômetros até chegar à escola mais próxima. E carregavam seus poucos materiais escolares em sacolas de arroz. Lembravam-se das palmatórias e do castigo ajoelhados em bagos de milho quando não sabiam a lição ou desobedeciam à professora. Mas todos convergiam na percepção da importância da educação.

Mesmo nos casos em que não tiveram a chance de prosseguir nos estudos, transmitiam aos filhos e netos a certeza de que estudar vale a pena, lembrando que hoje a situação é muito mais favorável a quem quer estudar.
Cada aluno vencedor receberá um diploma de participação e uma máquina fotográfica digital, sendo premiados ainda, conforme os critérios do regulamento, as respectivas escolas dos estudantes vitoriosos, além de seis professores orientadores destacados. Em alguns casos, a qualidade das redações levou ao empate, o que resultou na premiação de dois alunos na mesma categoria.

Saiba mais:http://www.blogeducacao.org.br

O Parceria Votorantim pela Educação é um projeto desenvolvido pelo Instituto Votorantim para promover a sensibilização e a mobilização de funcionários e comunidades onde o Grupo Votorantim atua, visando a melhoria da qualidade da educação.
A iniciativa articula agentes-chave locais, a fim de colocar a educação como prioridade na agenda dos municípios. Seu pressuposto é que consciência social gera compromisso, e compromisso gera pressão da própria sociedade por uma educação de qualidade. Para aglutinar e dar um sentido prático a essa mobilização, o Projeto Parceria Votorantim pela Educação vale-se de indicadores e ferramentas de gestão disponibilizadas pelo Ministério da Educação (MEC), que permitem uma visão ampla dos principais desafios da educação pública nos municípios, com planejamento de ações, prazos e recursos. O Projeto prevê reuniões, apresentações, ações de comunicação e formação de redes nas comunidades. Seu grande desafio é qualificar a demanda por educação, a fim de gerar capital social em torno do tema, como direito e como causa.

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