quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Região do Vale do São Patrício amplia Mobilização em Goiás



A Mobilização Social pela Educação ganhou novas adesões e teve suas ações disseminadas na região goiana do Vale do São Patrício, neste segundo semestre de 2009. Como resultado das atividades promovidas pela mobilizadora Fátima José de Souza Oliveira, foram criados Comitês de Mobilização que reúnem representantes dos setores públicos e de diversos segmentos sociais nos municípios de Ceres, Carmo do Rio Verde, Itapaci, Ipiranga de Goiás, Nova Glória, Rialma, Rianápolis, Santa Izabel, São Patrício e Uruana.

A meta dos integrantes desses comitês é desenvolver atividades direcionadas às famílias, com a finalidade de que os pais sejam conscientizados a respeito da importância da participação na vida escolar dos filhos, para a melhoria da qualidade do ensino oferecido nas escolas das redes públicas da região.

A formação dos comitês foi definida durante reuniões e outras atividades promovidas em Ceres e nos demais municípios do Vale do São Patrício. Nesses eventos, foram elaborados planos de ações que incluem, para realização em curto prazo, contatos e convites direcionados às lideranças para integrar a Mobilização; definição de grupos de trabalho; e inserção da Mobilização nas agendas de atividades dos municípios. Em médio prazo, o planejamento prevê, entre outras ações para aprimorar a organização dos comitês, encontros de formação de agentes mobilizadores.

O planejamento de ações para realização em longo prazo inclui a formação de parcerias com instituições, lideranças comunitárias, do segmento religioso e da área educacional, além de representantes do Ministério Público e dos conselhos tutelares. Do mesmo modo, foram previstos o reforço no envolvimento das famílias na trajetória escolar dos filhos, o monitoramento de ações e a avaliação semestral do desenvolvimento das atividades.

Para direcionar suas ações, os Comitês de Mobilização tomam como base os dados do Ministério da Educação (MEC) referentes às unidades e redes de ensino no tocante ao Índice de Desenvolvimento da Educação (Ideb).

Novos mobilizadores

No município de Ceres, foram realizadas três reuniões neste segundo semestre. Os participantes desses eventos se propuseram a integrar o Comitê de Mobilização local. O prefeito de Ceres, Edmário Barbosa; o secretário municipal de Educação, Marcos Antônio Argolo; representantes dos conselhos Tutelar e Municipal de Educação; do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (Sintego), lideranças religiosas e de entidades organizadas da sociedade civil, como o Lions Clube fazem parte do comitê.

Participaram desses encontros mais de 50 lideranças e, em toda a região do Vale do São Patrício, quase 100 novos agentes realizaram sua inscrição como Mobilizadores Sociai s pela Educação.

Ações

O Lions Clube de Ceres participa do Plano de Mobilização Social pela Educação por meio de atividades realizadas no Clube das Mães para gestantes carentes e em empresas da comunidade.


Foram entregues mais de 350 Cartilhas Acompanhem a Vida Escolar dos seus Filhos no evento realizado pelo Comitê de Mobilização Social Pela Educação de Ceres, em parceria com a Secretaria de Ação Social, direcionado aos beneficiários do Programa Saúde na Família (PSF), do Programa Bolsa Família e do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI). As famílias foram envolvidas em uma atividade de reflexão sobre o conteúdo da publicação.

O Comitê tem a seguinte composição:


1 – Fátima José de Souza Oliveira – Coordenadora Geral do Comitê de Mobilização de Ceres (GO)
2 – Renata Dantas de Morais e Macedo – Promotora de Justiça da Comarca de Rialma (GO)
3 – Elaine Cristina de Araújo – Secretária Municipal de Educação – Rialma (GO)
4 – Alan Merigui – Pastor da Igreja Adventista do Sétimo Dia – Rialma (GO)
5 – Darci Marinho de Araújo – Padre da Igreja Nossa Senhora das Graças – Rialma (GO)
6 – Hélcio Ribeiro Maia – Pastor da Igreja Assembleia SETA – Rialma (GO)
7 – Daniel Dykstra – Pastor da Igreja Batista - Rialma (GO)
8 – Durval Basílio de Oliveira – Pastor da Igreja O Brasil para Cristo – Rialma (GO)
9 – José Carlos M. da Silva – Pastor da Igreja Quadrangular – Rialma (GO)
10 - Jorgina da C. Oliveira - Irmã da Congregação Salesiana - Rialma (GO)
11 - Adriano Henrique Santos - Pastor da Assembleia de Deus - Rialma (GO)
12 – Carlos Roberto Dias – Pastor Igreja para Cristo – Rialma (GO)
13 – Cláudia Dias Pereira – Diretora do Colégio Estadual Câmara Filho – Rialma (GO)
14 – Benta Gontyijo de Alencar – Diretora Colégio Polivalente Rui Barbosa – Rialma (GO)
15 – Arleusa Rodrigues Naves – Conselho Tutelar – Rialma (GO)



Com informações de Fátima Oliveira, representante do Comitê de Mobilização Social pela Edudação de Ceres (GO).

Nenhum comentário: