terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Enem: certificado de Ensino Médio pode ser solicitado até 31 de março


O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), além de avaliar o conhecimento do estudante ao final desta etapa da formação e de ser uma das formas para que o aluno concorra a vagas em universidades, é também oportunidade para obtenção do certificado de conclusão de Ensino médio. Mobilizadores sociais pela Educação podem buscar informações sobre os requisitos para aquisição do certificado, com a finalidade de divulgar os procedimentos às famílias de suas comunidades. O prazo para a solicitação do documento termina em 31 de março.

Entre os requisitos para ter direito à certificação, o candidato deve ser maior de idade e ter atingido o mínimo de 400 pontos em cada uma das áreas de conhecimento, o mínimo de 500 na redação e, para a área de linguagens, códigos e suas tecnologias, é necessário obter o mínimo de 400 pontos na prova objetiva e o mínimo de 500 na redação. Com bases nas notas do Enem, cada secretaria municipal e estadual de educação – os responsáveis pela emissão dos certificados –, define os procedimentos que considerar adequados para a certificação.

Para solicitar o certificado, deve ser preenchido o formulário eletrônico disponível no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). No caso de aprovação em somente uma ou mais matérias, o candidato também pode solicitar a declaração de proficiência na matéria avaliada no Enem, através do preenchimento do mesmo formulário.

Fonte: Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC).

Nenhum comentário: