terça-feira, 2 de março de 2010

Comitês da Paraíba ampliam mobilização no estado


A capital, João Pessoa e o município de Campina Grande são as cidades da Paraíba que receberam a segunda remessa da Cartilha Acompanhem a vida escolar de seus filhos, publicação disponibilizada pelo Ministério da Educação (MEC) como subsídio a atuação dos Mobilizadores Sociais pela Educação junto às famílias de alunos de escolas públicas.


Em dezembro de 2009, a segunda remessa da Cartilha, o correspondente a 1,6 milhão de exemplares, foi encaminhada pelo ministério a mais de 80 municípios em todo o País. Em todos os estados, a publicação vem sendo utilizada pelos mobilizadores para reflexão sobre seu conteúdo em atividades direcionadas aos pais. A publicação trata da importância da participação da família na vida escolar dos filhos para a melhoria do aproveitamento do ensino.

Como nas demais unidades da Federação, os mobilizadores da Paraíba têm acesso aos exemplares da Cartilha nos municípios para onde o MEC enviou a publicação e, posteriormente, promovem distribuição desse material para outras localidades do estado.

De dezembro de 2009 a março de 2010, os integrantes do Comitê Estadual de Mobilização Social pela Educação da Paraíba têm utilizado a cartilha nas ações desenvolvidas na capital e no município de Campina Grande, onde as atividades
são coordenadas pelo Comitê local de Mobilização. Essas mobilizações têm alcançado, ainda, as famílias de Monteiro, Esperança, Imaculada, Patos, Diamante, Cajazeiras, Nova Floresta, Lagoa Seca, Puxinanã, Caturité, Santo André, Pilões, Maturéia, Pilar e Itabaiana.

Mobilizações em novembro e dezembro de 2009

Em 11 de dezembro de 2009, o município de Pilões foi sede do lançamento do Plano de Mobilização Social pela Educação. Com exposições conduzidas por membros do Comitê Estadual de Mobilização Social pela Educação da Paraíba, o evento contou com a participação de representantes de órgãos governamentais, entidades do segmento religioso e da sociedade civil organizada.

Em novembro de 2009, os integrantes do Comitê da Paraíba visitaram escolas e as secretarias municipais de educação de João Pessoa, Monteiro, Cajazeiras e Patos. Durante essas atividades, foram expostas informações sobre o Plano de Mobilização Social pela Educação a técnicos e gestores da educação.

No dia 26 de novembro, esses mobilizadores participaram da reunião do Comitê de Campina Grande. O encontro contou com a presença de 24 representantes de segmentos sociais organizados que firmaram compromisso em reforçar a mobilização no município.

Em 20 de novembro, a reunião dos membros do Comitê Estadual foi acompanhada pelo então integrante da equipe que coordena a Mobilização Social pela Educação no MEC, Rafael Ferrari. Neste encontro, receberam incentivos e orientações para continuidade da expansão do trabalho na Paraíba.

Ainda em novembro, nos dias 17 e 18, cerca de 60 lideranças sociais de 12 municípios da Paraíba participaram da Oficina de Formação de Mobilizadores realizada em Campina Grande. Com explanações coordenadas pela equipe da Mobilização do MEC sobre programas e ações desenvolvidos no País com o objetivo de melhorar a qualidade da educação, a atividade foi realizada no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEP).

No município de Patos, o lançamento do Plano de Mobilização foi realizado no dia 05 de novembro, em evento que reuniu mais de 80 lideranças sociais e autoridades locais no auditório da Associação Comercial. Participaram da atividade o bispo diocesano, Dom Manoel Reis, pastores, educadores de escolas estaduais e municipais, gestores municipais e da educação regional do estado, representantes de conselhos de direito, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e de cultos afros.


O lançamento do Plano também foi realizado em Cajazeira, no dia 03 de novembro. Mais de 64 lideranças sociais locais participaram da atividade realizada no auditório da Regional de Ensino do estado. O bispo diocesano, Dom José Gonsalez Alonso, padres, agentes pastorais e pastores, além de educadores, técnicos da Regional de Educação do estado e da Secretaria Municipal de Educação estiveram presentes à atividade.


Com informações de Azimar Fernandes, representante do Comitê de Mobilização da Paraíba.

Nenhum comentário: