quinta-feira, 4 de março de 2010

Rio de Janeiro mobiliza secretarias municipais de educação



O Comitê de Mobilização Social pela Educação do Rio de Janeiro, com o apoio da Representação do Ministério da Educação (REMEC/RJ), reforça, neste mês de março, o convite às Secretarias Municipais de Educação (SME) de todo o estado para que promovam atividades de estímulo à interação escola-família, com vistas à melhoria do aproveitamento do ensino por parte dos alunos.

Os mobilizadores do Rio têm encaminhado às SME um comunicado com explanações sobre o Plano de Mobilização Social pela Educação. O objetivo da correspondência é conquistar a adesão desses órgãos às ações desenvolvidas com a finalidade de ampliar a participação das famílias no cotidiano escolar dos estudantes das unidades de ensino público.

São citados na mensagem às SMEs os passos iniciais da Mobilização, as primeiras entidades parceiras e a expansão das atividades que, hoje, são desenvolvidas por mais de 5 mil mobilizadores em todo o País. A correspondência também destaca a expressiva atuação de secretarias municipais e estaduais de diversas localidades.

O Comitê Rio também informa às secretarias sobre a Cartilha Acompanhem a vida escolar de seus filhos, instrumento disponibilizado pelo MEC para apoiar o trabalho dos mobilizadores. Orienta, ainda, sobre os procedimentos para aquisição de exemplares da publicação, ressaltando que esse material deve ser utilizado em atividades direcionadas às famílias, para reflexão sobre seu conteúdo em relação à importância da participação dos pais na vida escolar dos filhos.

Para tomar conhecimento sobre a realidade das SMEs e melhor direcionar o apoio a esses órgãos, o Comitê Rio também encaminhou um questionário para levantar o número de escolas e de alunos em cada rede de ensino, saber sobre a existência e atuação dos conselhos escolares, a respeito da participação das famílias e como deverá ser o trabalho de distribuição das cartilhas.

Com informações do Comitê de Mobilização Social pela Educação do Rio de Janeiro.

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