sexta-feira, 12 de março de 2010

RJ prepara encontros de mobilização com famílias



Os mobilizadores do Rio de Janeiro (RJ) definem as ações que darão continuidade à Mobilização Social pela Educação em 2010, com o objetivo de conscientizar as famílias sobre a importância da participação dos pais na vida escolar dos filhos. O planejamento ocorre no mesmo período em que os membros do Comitê de Mobilização do Rio organizam-se para a Oficina de Formação de Mobilizadores, agendada para os dias 15 e 16 de abril.

Mais de 4
00 Cartilhas Acompanhem a vida escolar dos seus filhos devem ser distribuídas por professores e voluntários em eventos como reuniões de pais e mestres, palestras e dinâmicas realizadas com pais de alunos de escolas públicas.

Para a realização dessas atividades e diálogo com os pais a respeito do conteúdo da publicação, a mobilizadora Rosângela Tardelli tem buscado a colaboração de professores, lideranças religiosas, como membros da Igreja Metodista, além de representantes de organizações como o Movimento Sem Teto e o Projeto Lazer, que atende a comunidade da Rocinha.

Essas parcerias têm como objetivo ampliar o alcance da Mobilização Social pela Educação e fortalecer a atuação do Comitê local. Entre os temas que a mobilizadora destaca para os debates a serem promovidos durante os eventos que serão realizados neste ano, está a estrutura física e a qualidade do serviço prestado nas creches e Espaços de Desenvolvimento Infantil (EDI), que, segundo Rosângela Tardelli, estão “abaixo das expectativas”.

Continuidade das ações

Em 2010, os mobilizadores da região pretendem dar continuidade às atividades que apresentaram bons resultados no ano passado. Um bom exemplo dessas ações são as dinâmicas realizadas no Colégio Teresiano, no dia 21 de novembro, que possibilitaram a cada pai presente a interação com os demais, por meio de brincadeiras e jogos, e a reflexão sobre qual deve ser o papel da família na evolução escolar dos filhos. Nesse evento, também foi oferecido espaço para discussão sobre soluções para as dificuldades que os pais enfrentam no acompanhamento dos estudos de crianças e adolescentes.

Com informações de Rosângela Tardelli Andrade, mobilizadora no Rio de Janeiro (RJ).


Nenhum comentário: