segunda-feira, 12 de abril de 2010

Comitê de Bauru expõe experiências de Mobilização em mesa de interesse da CONAE




O balanço das ações realizadas desde 2008 até o primeiro trimestre de 2010 pelo Comitê de Mobilização Social pela Educação de Bauru (SP) e o planejamento das próximas atividades desse grupo foram expostos pela professora Rosimeire de Freitas Roveda, durante a mesa de interesse sobre “A mobilização das famílias pela educação”, atividade que integrou a programação da Conferência Nacional de Educação (CONAE).

Como informou a professora, até março de 2010, o Comitê de Bauru distribuiu cerca de 30 mil exemplares da cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos às famílias de alunos de escolas públicas da cidade e dos municípios vizinhos. O conteúdo da publicação foi discutido nessas unidades de ensino e na diretoria municipal de educação de Lençóis Paulista. Foram realizados, ainda, encontros em igrejas evangélicas e em organizações da igreja católica como a Cáritas e as pastorais carcerárias e do menor. Em todas as atividades, os pais e/ou responsáveis pelos estudantes foram orientados a reforçar o acompanhamento da vida escolar dos filhos para a melhoria do aproveitamento do ensino.

Os mobilizadores da região de Bauru têm se esforçado, ainda, para comparecer às reuniões de planejamento das escolas estaduais, bem como participar dos horários de trabalho pedagógico coletivo (HTPC). Durante essas atividades, o Plano de Mobilização Social pela Educação é apresentado aos profissionais da educação, com abertura de espaço para debates sobre o Índice de Desenvolvimento da Educação (Ideb) e sobre as metas para melhorar esse indicador.

Em 2010, o Comitê de Bauru pretende dar continuidade às parcerias firmadas para reforçar as atividades de Mobilização. Em 23 de fevereiro, a reunião de planejamento anual do Comitê contou a participação da supervisora de ensino que atua na Diretoria Municipal de Ensino de Lençóis Paulista, Sabrina Amoedo dos Santos; dos representantes da Pastoral da Universidade do Sagrado Coração de Bauru, irmã Ana Cristina Lopes e Marcos Crepaldi; e da representante do Conselho Municipal de Educação, professora Nádia Botter.

O relato sobre o trabalho dos membros do Comitê de Mobilização Social pela Educação de Bauru foi exposto pela professora Rosimeire Roveda, no dia 31 de março, no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, em Brasília. Acesse aqui o conteúdo completo da apresentação.

Nenhum comentário: