sexta-feira, 16 de abril de 2010

Parceria Votorantim pela Educação divulga ações de Mobilização


Parceiro da Mobilização Social pela Educação desde o início das ações referentes ao tema desenvolvidas pelo Ministério da Educação (MEC), o Instituto Votorantim realiza, desde 2008, diversas ações atividades voltadas à conscientização dos pais sobre a importância da participação na vida escolar dos filhos. As iniciativas envolvem famílias das comunidades onde a empresa atua, em 40 municípios brasileiros.

Coordenado pelo Instituto Votorantim, o Blog Educação é diariamente atualizado com notícias sobre ações de incentivo ao envolvimento das famílias na vida escolar dos alunos do ensino público. Em 13 de abril, dia do lançamento do Banco de Boas Práticas, área do site da Mobilização Social pela Educação que integra o Portal MEC, o blog da Votorantim noticiou, com destaque, a disponibilização do novo sistema de busca que reúne essas experiências.

Em março de 2010, a Oficina de Formação de Mobilizadores, planejada pela equipe do Instituto Paulo Freire, parceiro do projeto Parceria Votorantim pela Educação, também foi tema de matérias no Blog Educação. Durante a Oficina, a assessora especial do Ministério da Educação, Linda Goulart, apresentou o Plano de Mobilização Social pela Educação.

O Instituto Votorantim também é responsável pela distribuição de 60 mil exemplares da Cartilha Acompanhem a vida escolar de seus filhos a seus funcionários e a famílias das localidades onde a empresa tem atuação. O conteúdo da publicação tem sido discutido em visitas a escolas e em reuniões com os pais, entre outras atividades. Nesses eventos, são abordados, ainda, os principais indicadores da educação no Brasil, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e o Plano de Ações Articuladas (PAR).

A atuação do Instituto Votorantim foi um dos destaques da Mesa de Interesse sobre Interação família-escola, atividade realizada durante a Conferência Nacional de Educação (CONAE), no dia 31 de março, em Brasília. Os representantes do Instituto, Amanda Aragão e Walter Florentino, expuseram, entre outros dados, exemplos das ações da empresa em diversas localidades, como Itapeva e Catanduva, no estado de São Paulo, Miraí (MG) e Nobres (MT).

Acesse aqui o conteúdo completo da apresentação do Instituto Votorantim na CONAE.

Leia mais sobre a apresentação da Votorantim na CONAE no Blog Educação

Acesse aqui as matérias sobre a Oficina de Formação de Mobilizadores da Votorantim/Instituto Freire:

Segundo dia de oficina reúne mobilizadores de todo o Brasil

Equipe do Parceria Votorantim pela Educação discute mobilização

Conselhos escolares são o tema da última oficina do Parceria

Nenhum comentário: