sexta-feira, 7 de maio de 2010

1ª Oficina de Formação de Mobilizadores em Ceres (GO) reúne voluntários da região


Lideranças sociais e autoridades dos municípios goianos de Ceres, Alto Horizonte, Carmo do Rio Verde, Itapaci, Ipiranga de Goiás, Nova Iguaçu de Goiás, Nova Glória, Mara Rosa, Rianápolis, Rubiataba, Rialma, Santa Isabel, São Patrício, Uruana e Uruaçu reuniram-se durante a 1ª Oficina de Formação de Mobilizadores em Ceres (GO), realizada nos dias 4 e 5 de maio. A Oficina teve como objetivo orientar as ações dos voluntários, de modo a conscientizar as famílias da região sobre a importância de acompanhar a vida escolar dos filhos para a melhoria do aproveitamento do ensino.

Organizada pelo Ministério da Educação (MEC) em conjunto com os Comitês de Mobilização de Ceres e Uruaçu, a Oficina contou com a participação de Secretários de Educação, representantes da Prefeitura e da Câmara de Vereadores de Ceres, membros de entidades religiosas, profissionais da educação, entre outros.

Para a abertura, estiveram presentes o representante do MEC e palestrante da Oficina, o consultor Sérgio Maia, a Vice-Prefeita de Ceres, Maria Inês Brito, o Secretário de Educação do município, Prof. Marcos Antônio Argolo e a Coordenadora do Comitê, Profa. Fátima José de Souza Oliveira. As atividades do evento de formação receberam o apoio, ainda, do Pe. Agamenilton, coordenador do Comitê de Uruaçu, e do Pastor Daniel Dykstra, integrante do Comitê de Ceres.

Em depoimento que deu início às atividades da Oficina, a mãe da aluna Iasmim Carneiro Freitas, vencedora do Prêmio Sentido 2010, ressaltou a importância do apoio dos mobilizadores do estado de Goiás para a conquista da estudante. A premiação tem o intuito de divulgar e reconhecer as histórias de superação de pessoas com deficiência em todo o País.

Durante o evento, os participantes puderam discutir o Plano de Mobilização Social pela Educação e receberam informações sobre a organização da educação brasileira e os principais programas de apoio à educação básica. Divididos em grupos de acordo com os municípios de origem, os mobilizadores debateram a aplicação do conteúdo do Plano em suas comunidades e definiram planos de ação com a finalidade de contribuir com a elevação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).


Com informações da mobilizadora Fátima José de Souza Oliveira, membro do Comitê de Ceres (GO).

Nenhum comentário: