segunda-feira, 17 de maio de 2010

Assis (SP) capacita Mobilizadores Sociais pela Educação


Cerca de 17 municípios do Sudoeste Paulista estiveram representados na Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação, evento realizado nos dias 14 e 15 de maio, no Hotel HD, em Assis, e que reuniu mais de 100 participantes. A atividade foi promovida em parceria entre o Ministério da Educação (MEC) e a Secretaria Municipal de Educação, com apoio da Diocese de Assis.


Durante a programação da Oficina, os mobilizadores receberam informações sobre os principais programas e as ações empenhados pelo poder público em prol da melhoria da qualidade da educação nas escolas das redes públicas de todo o País. Foram orientados, ainda, sobre como promover iniciativas de Mobilização Social pela Educação que estimulem a participação dos pais na vida escolar dos filhos para a melhoria do aproveitamento escolar e conseqüente elevação do Índice de Desenvolvimento da Educação (Ideb).


Além da cidade sede, a Oficina reuniu representantes de Araçatuba, Bauru, Cruzália, Ibirarema, Itararé, Itatinga, Ibirarema, Jaú, Lutécia, Maracaí, Marília, Platina, Presidente Prudente, Reginópolis, São José do Rio Preto e Tarumã. Com exposições conduzidas por representantes do Ministério da Educação (MEC), a atividade foi acompanhada, entre outras autoridades, pelo prefeito de Assis, Ézio Spera, e pela secretária Municipal de Educação, Ângela Canassa.

O grupo de mobilizadores do Sudoeste Paulista é composto por educadores, servidores de secretarias de educação, representantes de segmentos sociais organizados, de igrejas e conselhos tutelares, entre outras lideranças.

O desafio desses mobilizadores, por meio da Mobilização Social pela Educação, é persistir no alcance e na superação de metas estabelecidas para o Ideb das redes públicas de ensino dos municípios da região. O menor índice registrado, no ano de 2007, para as séries iniciais do Ensino Fundamental das escolas municipais, entre as cidades representadas na Oficina, foi de 4,4. O maior Ideb desta etapa da formação, aferido no mesmo ano, entre os municípios participantes do evento, é de 5,6.

Uma das iniciativas desenvolvidas em Assis com o objetivo de manter esse patamar envolve os veículos do transporte escolar. Na frota, foram afixados "busdoor" - uma espécie de banner colado no vidro traseiro de ônibus e microônibus - com a frase Acompanhem a vida escolar dos seus filhos.


Confira o vídeo com matéria feita sobre a oficina no site da Secretaria Municipal de Educação de Assis

Nenhum comentário: