segunda-feira, 3 de maio de 2010

Mobilização alcança mais de mil municípios brasileiros


O Banco de Dados da Mobilização Social pela Educação registra, até abril de 2010, 1.144 municípios brasileiros onde voluntários realizam atividades com o objetivo de incentivar e ampliar a participação dos pais na vida escolar dos filhos para a melhoria do aproveitamento do ensino na rede pública. Essas ações são realizadas pelos mobilizadores em todos os estados e no Distrito Federal.

De acordo com as informações do Banco de Dados, o estado de São Paulo possui 172 cidades onde os mobilizadores têm atuação, sendo a unidade da Federação com o maior número de municípios registrados neste sistema. Em segundo lugar, está Minas Gerais, que conta com mobilizadores sociais pela Educação em 108 municípios.

Em centros urbanos como Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte, o conjunto local de mobilizadores organiza sua atuação por meio da formação dos Comitês de Mobilização.

Os Comitês de Mobilização são instâncias que articulam a implantação do Plano em determinada região. São compostos pelas lideranças com maior capacidade de articulação e disponibilidade entre as diversas instituições da sociedade, como Igrejas, entidades de classe empresariais e dos trabalhadores, Conselho Tutelar, conselhos e secretarias municipais ou estaduais de Educação, universidades, clubes de serviço e Ministério Público.

O PMSE é o chamado do Ministério da Educação (MEC) à sociedade para o trabalho de mobilização das famílias e das comunidades pela melhoria da qualidade da educação brasileira. Corresponde, ainda, à orientação e ao incentivo às lideranças sociais para a realização de ações pautadas pelo diálogo com os públicos de interesse sobre a importância da educação. Por meio dessas iniciativas é despertada a consciência do cidadão sobre o compromisso social na afirmação do direito de todos os brasileiros à educação de qualidade.

Caso você tenha interesse em fazer parte da Mobilização Social pela Educação, entre em contato com a equipe do MEC: mobilizacaosocial@mec.gov.br.

Acesse aqui a listagem completa dos municípios brasileiros onde os mobilizadores sociais pela Educação desenvolvem atividades.

Confira aqui as localidades que possuem Comitês de Mobilização

Nenhum comentário: