terça-feira, 18 de maio de 2010

Mobilização envolve alunos de Magistério no Maranhão



Estudantes do curso de Magistério, em Santa Inês, no Maranhão, participaram de sessão de estudos sobre a importância da participação dos pais na vida escolar dos filhos para a melhoria do aproveitamento escolar. Coordenada pelo mobilizador Ranilson Edílson, a atividade foi realizada no dia 15 de maio e teve como objetivo envolver os futuros educadores na Mobilização Social pela Educação.


Entre outras orientações, futuros professores e professoras foram incentivados a abrir espaço e a estimular, no
exercício de sua profissão, o acompanhamento, por parte das famílias, no cotidiano escolar dos alunos. Receberam informações, ainda, sobre os reflexos desse comportamento para a evolução da formação do estudante e a conseqüente elevação do Índice de Desenvolvimento da Educação (Ideb).

A Cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos foi o material utilizado por Ranilson Edílson para o trabalho de reflexão com os futuros professores sobre a Mobilização Social pela Educação. O mobilizador aplicou, ainda, um questionário baseado no conteúdo da cartilha, com indagações referentes ao direito à educação de qualidade para todos.

Os estudantes presentes à sessão de estudos também foram convidados a participar do seminário que será realizado em 10 de setembro de 2010, em comemoração ao “Dia Municipal de Mobilização Social pela Educação”. A data foi instituída em Lei, ainda no ano de 2009, pela Câmara de Vereadores de Santa Inês.

Comitê de Mobilização

As ações do Comitê de Mobilização Social pela Educação de Santa Inês (MA), que além de Ranilson Edílson conta, ainda, com a participação das mobilizadoras Francisca Flôr Silva, Linete de Jesus Colares Moreira e Maria de Jesus Rodrigues, têm alcançado as famílias dos municípios de Bom Jardim, Tufilândia, Zé Doca, Alto Alegre do Pindaré, Buriticupu, Bom Jesus das Selvas, Barreirinhas, Monção, Peritoró, Codó, Santa Luzia e Pindaré-Mirim.

Com informações do mobilizador Ranilson Edíson.


3 comentários:

Gui disse...

Não quero fazer nenhum comentário e sim uma reclamação,segundo as Leis toda criança precisa ir a escola e eu tenho duas netas que moram em MOGI-GUAÇU-CIPÒ SP em uma ZONA RURAL lá elas precisam de onibus para levalas até a escola e o GOVERNO diz que paga estas conduçao até tem só que devido a estrada ser muito ruim o motorista desta conduçao diz que não tem condição de buscalas, este ano elas só frequentaram a escola só uma semana isto é possível? NÂO POR ISTO O MEU APELO ESTAS CRIANÇAS NÃO PODEM MAIS FICAR SEM FREQUENTAR A ESCOLA, Por tanto gostaria que alguém me ajudasse.

Marlon-Jaiba disse...

Bom Dia;
Adorei a matéria e gostaria de saber como faço para postar uma matéria sobre a Mobilização Social no nosso Município pois sou Secretário Municipal de Educação e estamos dando os primeiros passos para a Mobilização Social pela Educação em Jaiba-MG.

Aguardo retorno e desde já agradeço a atenção dispensada.

Atenciosamente;

Márlon José Meira Jardim
Sec. Mun. Educação de Jaiba-MG

Maisa Cardoso disse...

Caro Senhor(a) GUI,

Nosso Blog não registra o e-mail do autor dos comentários. Para que possamos entrar em contato, por gentileza, encaminhe-nos um e-mail para mobilizacaosocial@mec.gov.br.

Atenciosamente,

Equipe da Mobilização Social pela Educação do MEC