quarta-feira, 26 de maio de 2010

Mobilizadores de Jaraguá (GO) promovem ações nas escolas


Nesta sexta-feira, 28 de maio, a comunidade da Escola Estadual Diógenes de Castro Ribeiro, em Jaraguá, Goiás, poderá acompanhar, a partir da 9h30, a palestra sobre Mobilização Social pela Educação. A mesma exposição poderá ser conferida, ainda, por pais e educadores nas escolas municipais Affonsina de Freitas e São José, às 15h e 19h, respectivamente. As palestras serão conduzidas pela mobilizadora Vera Bravo.


Nos meses de abril e maio, mobilizadores do município realizaram ações em diversas unidades de ensino da rede pública, envolvendo familiares, estudantes e profissionais da educação, com o intuito de estimular os pais a participarem efetivamente da vida
escolar dos filhos. Mais de 10 escolas municipais e estaduais da cidade receberam palestras e orientações sobre a Mobilização Social pela Educação.

As atividades são realizadas por iniciativa da Pastoral da Educação local. A programação dos eventos é complementada, ainda, por palestras sobre drogas, conduzidas pelo tenente Thiago Abdala. Vera Bravo, por sua vez, além de apresentar o conteúdo da Cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos a pais de alunos nas escolas públicas, também divulga a mensagem da publicação em creches, igrejas e instituições de ensino particulares de Jaraguá.


No dia 17 de maio, na Universidade Estadual de Goiás (UEG), a exposição preparada pela mobilizadora foi direcionada a estudantes do 5º período de Pedagogia. Tendo em vista que a maioria desses alunos já atua como professor, os graduandos foram orientados a divulgarem o conteúdo da Cartilha em sala de aula e em reuniões com os pais.

Caminhada da Mobilização pela Educação

Como resultado da parceria firmada entre a Secretaria Municipal de Educação, a Pastoral da Educação, o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar, entidades religiosas e escolas públicas e particulares, a comunidade de Jaraguá participou da 1ª Caminhada de Mobilização pela Educação, realizada no município, no dia 30 de abril.


Todas as escolas da rede pública da cidade participaram da ação e levaram faixas com mensagens que ressaltavam a importância de garantir o direito de todos à Educação, incentivando o envolvimento dos pais no cotidiano escolar dos filhos.

A atividade fez parte da programação da Semana Municipal de Mobilização Social pela Educação de Jaraguá, instituída pela Lei nº 1.100 de 25 de março de 2010.

Leia mais sobre a Semana de Mobilização no município.

Com informações de Gláucia Matias, mobilizadora em Jaraguá (GO).

Nenhum comentário: