terça-feira, 25 de maio de 2010

Municípios da Paraíba ampliam a Mobilização


Município de Queimadas


Membros de comitês de Mobilização Social pela Educação da Paraíba incentivam as famílias da região a ampliar a participação na vida escolar dos filhos. A abordagem sobre o tema foi feita durante atividade promovida pelo Serviço Social da Indústria (SESI/PB), nos dias 19 e 20 de maio, no município de Queimadas.

A atividade reuniu 65 pais na Escola Municipal Tertuliano, onde as mobilizadoras e técnicas do SESI/PB, Sandra Regina Medeiros Lucena e Gerarda Xavier Nunes, além da representante da Diocese de Campina Grande, Maria José Melo proferiram palestra sobre a Melhoria da Qualidade do Ensino nas Escolas Públicas. As expositoras integram os comitês de Campina Grande e do SESI de Queimadas.

As apresentações foram realizadas nos períodos da manhã e tarde, com espaço para interação com os pais e esclarecimento de dúvidas a respeito da formas de participação das famílias no cotidiano escolar.

Com informações de Sandra Regina Medeiros Lucena

São João do Cariri

Conselho Tutelar de São João do Cariri foi responsável pela organização da atividade de lançamento do Plano de Mobilização Social pela Educação e de formação do Comitê de Mobilização local. O evento foi realizado em 15 de abril.

Entre outras lideranças locais, integram o Comitê de Mobilização o conselheiro tutelar, Francisco Júnior, e a representante da pastoral da educação, Rosa de Lourdes.

A atividade realizada no dia 15 contou com exposições sobre o Plano de Mobilização proferidas pela representante do Comitê da Paraíba, Azimar Fernandes.

A programação foi acompanhada por cerca de 400 convidados, entre pais e estudantes, além do juiz e do promotor de justiça, do prefeito, da primeira dama, do vice-prefeito; de conselheiros tutelares, escolares e dos Direitos da Criança e do Adolescente; padres, pastores, vereadores, secretários municipais, diretores de escolas estaduais e municipais, de associações comunitárias, agentes comunitários de saúde e líderes de pastorais.


A programação do evento foi complementada, ainda, por apresentações da orquestra filarmônica municipal e da fanfarra do PETI, além de teatro e exposições culturais comandadas por alunos.

Serra Branca


A Mobilização Social pela Educação foi divulgada pela mobilizadora Azimar Fernandes em programa da Rádio Independente FM, no município de Serra Branca, a 18 quilômetros de São João do Cariri. Em razão da audiência do programa, três conselheiros tutelares de cidades vizinhas e um vereador de Serra Branca fizeram contato com mobilizadora e manifestaram interesse em participar da Mobilização.

Caturité

O município de Caturité, localizado na região metropolitana de Campina Grande, sediou o lançamento do Plano de Mobilização Social pela Educação. Realizada no dia 24 de março, na Câmara de Vereadores, a atividade contou com palestra da representante do Comitê de Mobilização da Paraíba, Azimar Fernandes, e foi organizada pelo secretário de Educação do município, Laudemiro Lopes.

O lançamento reuniu 64 participantes, incluindo o prefeito, José Gervázio da Cruz, vereadores, conselheiros tutelares, diretores de escola, representantes de associações comunitárias, pastores e profissionais da saúde.

Incentivados a estimular a participação das famílias na vida escolar dos filhos para a melhoria do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) das escolas locais, os participantes do evento manifestaram entusiasmo em relação ao tema e se comprometeram em integrar e promover ações de Mobilização Social pela Educação. Para organização do trabalho coletivo, criaram o Comitê de Mobilização Social pela Educação de Caturité, cuja primeira reunião ficou agenda para o dia 11 de abril.

Com informações de Azimar Fernandes, representante do Comitê de Mobilização da Paraíba.


Nenhum comentário: