quinta-feira, 27 de maio de 2010

Oficina de Formação de Mobilizadores em Pindamonhangaba

Comitê local conquista novas adesões

O Comitê de Mobilização Social pela Educação de Pindamonhangaba passou a contar com novos membros a partir da Oficina de Formação de Mobilizadores realizada na cidade, de 16 a 18 de abril. O evento contou com a participação de representantes de sete municípios da região do Vale do Paraíba, incluindo membros do Departamento de Educação, Cultura e Esportes do município de Taubaté.


Durante a Oficina, foram oferecidas informações sobre os principais programas e as ações empreendidos pelo poder público e prol da qualidade do ensino no Brasil. Os mobilizadores foram orientados a divulgar às famílias estas e outras informações para que, tendo ciência dos recursos aplicados, pais e mães de alunos de escolas públicas possam fiscalizar e cobrar a melhoria do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Os participantes da Oficina foram estimulados, ainda, a incentivar as famílias a promoverem ações que possam colaborar com a melhoria da qualidade do ensino nas escolas.


Após as exposições, conduzidas pelo consultor MEC/OEI, Sérgio Maia, os participantes do evento ofereceram importantes contribuições ao debate sobre a Mobilização e manifestaram o interesse e o compromisso em colaborar com a elevação do Ideb nas localidades onde vivem e trabalham. Assim, o Comitê de Pindamonhangaba passou a contar com um número maior de integrantes.

Outro grupo de participantes da Oficina formou um Comitê Regional de Mobilização que deverá atuar nos demais municípios do Vale do Paraíba. Integram esse grupo representantes das cidades de Pindamonhangaba, Taubaté, Campos do Jordão, Tremembé, São José dos Campos e Santo Antônio do Pinhal, além de Mogi das Cruzes, que apesar de não pertencer ao Vale do Paraíba, também encaminhou participante ao evento.

Nessas localidades, os mobilizadores se comprometeram em promover o lançamento local do Plano de Mobilização, além de expandir a divulgação aos municípios adjacentes.

Com informações dos membros do Comitê de Mobilização de Pindamonhangaba, Doris Bertolino e João Moreno

Nenhum comentário: