quarta-feira, 23 de junho de 2010

Mesquita(RJ) envolve famílias do município na Mobilização


A Secretaria Municipal de Educação de Mesquita, na região metropolitana da capital do Rio de Janeiro, tem desenvolvido ações no sentido de ampliar a participação das famílias na vida escolar dos filhos, para a melhoria do aproveitamento do ensino. Com a finalidade de reforçar essas atividades, promoveu, no dia 18 de junho, o lançamento do Plano de Mobilização Social pela Educação.


Realizado na sede social do Tênis Clube de Mesquita, o lançamento contou com a participação do prefeito da cidade, Artur Messias, da secretária municipal de Educação, Maria Fátima de Souza, de vereadores, membros da Representação do Ministério da Educação no Rio de Janeiro (REMEC/RJ) e i
ntegrantes do Comitê de Mobilização Social pela Educação da capital fluminense. O lançamento também reuniu gestores e profissionais da educação, pais, mães, alunos, conselheiros tutelares e escolares, representantes de segmentos sociais e religiosos.

Durante a atividade, as famílias receberam informações sobre os resultados positivos alcançados no aproveitamento do ensino como reflexo do acompanhamento, por parte dos pais, da trajetória escolar dos alunos.

Técnico em Assuntos Educacionais da REMEC/RJ e representante do Comitê de Mobilização/RJ, o professor David Francisco destacou que “não há desenvolvimento sem educação e, por ser tão vital, a educação não é só um compromisso das prefeituras e do MEC, mas de todos os cidadãos”.

“Uma presença tão significativa de representantes das várias áreas de atuação da cidade, inclusive 30 gestores das nossas unidades escolares municipais, revela seriedade e comprometimento com a Mobilização Social pela Educação”, ponderou Maria Fátima.

Para o prefeito Artur Messias, “hoje, a situação de uma unidade escolar é permeada por um conjunto de situações externas, seja por problemas de desestrutura familiar ou social. A escola passou a ter outras responsabilidades. O processo educativo não se faz sem pedras no caminho e o MEC, ao lançar esta campanha, nos diz que é preciso que os pais interajam com a escola, ajudando-a, melhorando-a, criticando-a, relacionando mais diretamente com a comunidade escolar”, afirmou o prefeito.

Municípios fluminenses são alcançados pela Mobilização

Belford Roxo

A comunidade do Colégio Estadual Santa Amélia, em Belford Roxo (RJ), recebeu dos membros do Comitê de Mobilização do Rio, no dia 01 de junho, orientações para estimular a participação das famílias na vida escolar dos filhos. A divulgação foi realizada durante a programação do Dia da Família na Escola promovido pela unidade de ensino.

Mais de 40 pais estiveram reunidos na atividade que incluiu palestra do professor David Arcenio sobre a importância do acompanhamento dos pais na educação escolar dos filhos. Gestora do colégio, a professora Elenita Costa Lucena sugeriu à representante da Secretaria de Estado da Educação, presente ao evento, que a Mobilização Social pela educação seja expandida à coordenadoria e, respectivamente, às escolas da rede.


Três Rios


O Plano de Mobilização Social pela Educação foi apresentado, no dia 25 de maio, aos profissionais da educação e às famílias dos alunos das escolas públicas do município de Três Rios (RJ). A exposição foi realizada pelos membros do Comitê de Mobilização do Rio, Sérgio Maia e David Arcenio.

A atividade contou com a participação do subsecretario municipal de Educação, de conselheiras tutelares, educadores, pais de alunos e psicólogos.


Volta Redonda

Membros do Comitê de Mobilização do Rio, Diane Kuperman, David Arcenio e Sônia Leite estiveram reunidos com o bispo da Diocese Barra do Piraí-Volta Redonda, dom João Maria Messi, na cidade de Volta Redonda, no dia 27 de abril. Durante o encontro, expuseram o Plano de Mobilização Social pela Educação aos membros da Cúria Diocesana.

O Comitê Rio também incentivou a Diocese a envolver as famílias da região na Mobilização Social pela Educação.


Com informações de:

* David Francisco Arcênio, membro do Comitê de Mobilização Social pela Educação do Rio de Janeiro, e
* da Coordenadoria de Comunicação Social (CCS) da prefeitura de Mesquita.
Crédito da primeira imagem: CCS Mesquita

Nenhum comentário: