segunda-feira, 21 de junho de 2010

Mobilizadores do Maranhão e Piauí participam de Oficina em Teresina



Gestores da educação, membros de conselhos tutelares, lideranças sociais e do segmento religioso estiveram reunidos, nos dias 11 e 12 de junho, em Teresina, Piauí, durante a Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação. Promovido pelo Ministério da Educação (MEC), o evento reuniu representantes de 18 municípios do estado do Maranhão e de 11 municípios do Piauí.

Secretários municipais de Educação das cidades maranhenses de Caxias, Barreirinhas, Rosário, Trizidela do Vale, Coroatá, Porto Franco e Arari participaram da Oficina. Como resultado da atividade de formação, três grupos de mobilizadores do estado se organizaram em polos para conduzir sua atuação junto às famílias de estudantes de escolas públicas dessas localidades, com o objetivo de que os pais sejam conscientizados a respeito da importância da participação na vida escolar dos filhos, para a melhoria do aproveitamento do ensino.

O polo de Santa Inês (MA) reuniu lideranças de Bom Jardim, Monção, Olinda Nova do Maranhão, Coroatá, Matões do Norte e Olho d’Água das Cunhãs. O polo de São Luís foi composto por representantes dos municípios de Humberto de Campos, Morros, Barreirinhas, Rosário e Grajaú. O polo de Caxias está representado por lideranças de Timon, Estreito, Carolina e Trizidela do Vale.

Do estado do Piauí, lideranças sociais de Teresina, Altos e Castelo do Piauí formaram um dos polos de mobilizadores que deverá atuar na região da capital. Outro polo de mobilizadores é formado por representantes das cidades de Batalha, Parnaíba, Esperantina, Barras e Lagoa de São Francisco. O polo de Valença do Piauí reúne lideranças de Angical do Piauí e São Raimundo Nonato.


Formação de Mobilizadores

Durante a Oficina, os participantes receberam informações sobre o Plano de Mobilização Social pela Educação, além dos principais programas e ações desenvolvidos pelo poder público em prol da melhoria da qualidade do ensino no País. Tomaram conhecimento, ainda, sobre o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) das escolas e redes de ensino do Piauí e do Maranhão.

Após as exposições, os mobilizadores foram envolvidos no debate sobre o papel das lideranças sociais em ações que possam contribuir com a melhoria da qualidade do ensino nas escolas públicas. Como resultado dessa atividade, os participantes da Oficina manifestaram o interesse e o compromisso em colaborar com o desenvolvimento da educação nos dois estados. Com esse objetivo, elaboraram Planos de Ações que preveem o envolvimento de outros atores e setores da sociedade e do poder público na Mobilização Social pela Educação.

Com informações de Ranilson Edilson da Silva, mobilizador em Santa Inês (MA).


Nenhum comentário: